23 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Sebrae/SC promove visita de jovens catarinenses e professores ao Startup Summit para disseminar cultura empreendedora e de inovação

spot_img

Sebrae/SC promove visita de jovens catarinenses e professores ao Startup Summit para disseminar cultura empreendedora e de inovação

spot_imgspot_img

Ação vai ao encontro do Programa Educação Empreendedora, do Cidade Empreendedora, que busca disseminar a cultura empreendedora entre jovens catarinenses

O Sebrae/SC promoveu nesta sexta-feira, 5 de agosto, último dia de evento do Startup Summit 2022, uma programação especial para receber jovens catarinenses ao evento, entre 13 e 16 anos. A iniciativa faz parte do Programa Educação Empreendedora, do Cidade Empreendedora, que busca disseminar a cultura empreendedora entre jovens catarinenses, para torná-los protagonistas de seus projetos de vida.

A ação reuniu mais de 200 pessoas, entre alunos e professores. Os jovens participaram da palestra “O Futuro do Trabalho”, com Silney de Aquino, head de operações da Junior Achievement. Também foi oferecida a Oficina Criatividade e Resolução de Problemas, com Solange Fonseca e Priscila Westphal, do Instituto Converse. Por último, eles puderam fazer uma visita à feira de negócios.

Brenda Gabrielli Machado, de Ibirama, tem 15 anos e é uma das jovens que visitou o Startup Summit 2022. A estudante do 9º ano já contribui com a empresa da família, que trabalha com facção e malharia, e já demonstra interesse em ter um negócio com a mãe, além do desejo de se formar em designer e trabalhar com moda. “Eu acho fascinante o quanto o mundo está evoluindo. É uma experiência incrível vir para cá e ter a oportunidade de interagir e aprender. Tenho certeza de que essas palestras nos dão a chance de evoluir e ter outra visão das coisas, além de ser uma ótima oportunidade para que portas se abram para o nosso futuro”, diz.

“A gente costuma brincar com os jovens que não temos bola de cristal, apesar da temática ser sobre o futuro do trabalho, nós não sabemos o que vai acontecer em 10, 20 ou 30 anos. E eles muito provavelmente terão várias transições de carreiras, então como preparar o jovem para isso? Nós acreditamos que por meio do desenvolvimento das habilidades socioemocionais, como liderança, comunicação e facilidade em trabalhar em equipe, são o futuro, então aqui é um incentivo, para que eles possam construí-las e desenvolvê-las de uma forma mais reflexiva. A gente consegue mudar o jovem hoje, para que mesmo que o futuro seja volátil, ele esteja preparado”, afirma o head de operações da Junior Achievement,  Silney de Aquino.

Participaram do encontro escolas e parceiros de cinco municípios, como Florianópolis, Criciúma, Ibirama, Camboriú e Santo Amaro da Imperatriz. São eles a Escola de Educação Municipal Lourdes Garcia (Santo Amaro da Imperatriz), EEB Mário Garcia (Camboriú), Escola Municipal Tancredo Neves e Escola Municipal Christa Sedlacek (Ibirama), Abadeus (Criciúma), Pode Crer, Casa da Criança e Projeto <tectrampo/> do ICOM (Florianópolis).

“Acho maravilhosa a participação dos jovens neste evento, porque lá na comunidade onde atuo, existem muitas pessoas que têm vontade de empreender e não têm ideia de como construir um negócio ou divulgar o seu trabalho. Para essas crianças, que estão crescendo com acesso a esse conhecimento, será mais fácil. Eles já demonstram interesse em sala de aula, inclusive um deles já está quase entrando no mundo do trabalho. Foi uma oportunidade gratificante o dia de hoje”, afirma a professora da sala informatizada da Casa da Criança, Elaine F. Martins.

O Educação Empreendedora é um programa do Sebrae/SC que já atende os jovens nas escolas, momento em que eles têm acesso a conteúdos sobre empreendedorismo e tecnologia. “O nosso intuito de trazer eles para o evento foi para criar uma imersão, mostrar o que é um grande evento, um ecossistema de inovação, trazer conteúdos diferenciados do dia a dia e fazer um link entre o dia de hoje, em que eles estão em sala de aula, e o dia de amanhã, quando eles estarão no mercado de trabalho”, comenta a Coordenadora do Programa Educação Empreendedora, Marina Barbieri.

Nesta edição, os conteúdos do Startup Summit foram voltados a assuntos estratégicos para empreendedores de startups e empresas de alto crescimento, como marketing e vendas, growth, hardware, corporate, investimentos, M&A, cultura e talentos, tecnologia e produto, tendências, entre outros.

“Esse é um momento muito importante e nos deixa muito felizes poder fazer essa conexão com os jovens. Muitas vezes eles têm poucas expectativas sobre o seu futuro, se vão conseguir fazer uma graduação ou o que irá acontecer. Então, trazê-las para um evento como este para mostrar que há dezenas de oportunidades e que eles não precisam necessariamente vencer uma trilha tão longa, podendo partir de um esforço inicial e a vontade de transformar a vida e encontrar sucesso na própria carreira, nos deixa imensamente felizes e satisfeitos”, afirma o Diretor Técnico do Sebrae/SC, Luc Pinheiro. 

O diretor executivo da Junior Achievement Evandro Badin, aponta que eles têm a missão de preparar e inspirar os jovens para que eles desenvolvam seu talento. “É muito importante trazer esses jovens a um  evento como este, e expor para eles um mundo novo ao que eles têm na escola. A oficina busca mostrar para eles um horizonte ampliado, e que as coisas estão mudando, para que eles compreendam e se tornem mais preparados ao mercado de trabalho”, aponta.

Para o diretor Superintendente do Sebrae/SC, Carlos Henrique, o mais importante deste trabalho é o de inclusão. “O mundo da tecnologia não pode ser exclusivo, ele precisa ser inclusivo. E cada vez mais nós precisamos despertar o interesse da juventude pela tecnologia e inovação, e incluí-los nesse ecossistema. Esse é o objetivo, despertar eles a esse novo mundo. Alguns vão se interessar mais do que outros, mas o importante é mostrar que existe o caminho”, conclui.

Sobre o Startup Summit

Esta é a quinta e maior edição do evento. Ao todo, foram 5,7 mil pessoas inscritas para o presencial, e 19 mil inscrições para assistir às palestras de forma virtual. Mais 3,1 mil participantes que estarão presencialmente no Centrosul são catarinenses e 36% vêm de outros Estados. A maior parte é de São Paulo (714), seguida de Rio Grande do Sul (529), Paraná (413) e Minas Gerais (183).

Sobre o Cidade Empreendedora

Este novo ciclo foi inspirado em cidades humanas, inteligentes e sustentáveis. Contará com cinco pilares de ação para que o município organize e impulsione o seu ambiente de negócio: liderança, desburocratização, Sala do Empreendedor, compras públicas e educação empreendedora. Além dessa base, que é comum a todos que aderirem ao programa, o município poderá escolher entre as mais de 70 soluções disponíveis quais deseja executar, organizadas em 11 verticais estratégicas: Cidade Líder, Cidade Confiável, Cidade Agro, Cidade Mulher, Cidade Comunicativa, Cidade Educadora, Cidade Sustentável, Cidade de Negócios, Cidade Turística, Cidade Criativa e Cidade 4.0.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img