23.7 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Secretaria da Segurança Pública lança a Operação Veraneio 2014/2015

spot_img

Secretaria da Segurança Pública lança a Operação Veraneio 2014/2015

spot_imgspot_img

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), lançou nesta quinta-feira, 4, a Operação Veraneio 2014/2015 – a ser iniciada oficialmente no dia 13 de dezembro em todo o Estado. A cerimônia foi realizada na Avenida Beira-Mar Continental. As informações são da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado.

A SSP projeta um investimento de R$ 26,5 milhões, recursos que serão usados no pagamento de diárias para os policiais transferidos de sua base para o Litoral, na contratação dos guardas-vidas civis e na alimentação. Nesta temporada serão empregados 8,4 mil profissionais da Segurança Pública. Cada Instituição envolvida na operação organizou seu cronograma de trabalho.

Para o pronto-atendimento serão disponibilizados 1.680 viaturas, 2 aviões e 4 helicópteros, 53 embarcações, 48 quadriciclos, dezenas de bases operacionais e centros de comando móvel, milhares de câmeras de segurança e outros.

O secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Mello, disse que Santa Catarina recebe cerca de 5 milhões de turistas de dezembro até o carnaval, e para esta temporada a expectativa é de um aumento de 15% no número de visitantes.

Na Polícia Militar, a operação terá início dia 13 de dezembro e vai até 1º de março. A Polícia Civil inicia os trabalhos em 20 de dezembro e vai até 15 de março. E Corpo de Bombeiros Militar, que já atua com reforço no Litoral desde 1º de outubro, segue até 1º de março e em operação até 3 de maio, na pós-temporada.

A PM vai atuar com reforço em 35 balneários, 22 estâncias hidrominerais e montará uma central de operações no portal de entrada de Santa Catarina, em Dionísio Cerqueira. A corporação irá utilizar um efetivo de 5.244 policiais no Litoral. A PM pretende trabalhar em um esquema preventivo, montando barreiras nos acessos aos principais balneários e controlando as ocorrências de perturbação de sossego e da ordem pública.

A Polícia Civil contará com 105 servidores fluentes em espanhol e 15 no inglês para melhor atender os turistas. Também haverá o constante apoio da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC), da Coordenadoria de Operações Policiais Especiais (COPE), do Serviço Aeropolicial (SAER), das Delegacias Especializadas, da Academia de Polícia Civil (Acadepol) e da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil. O Instituto Geral de Perícias (IGP) terá um efetivo de 70 profissionais, entre técnicos e peritos.

Pelo terceiro ano consecutivo um Protocolo de Intenções, celebrado entre a SSP e o Ministério da Secretaria de Governo da Província de Missiones, garantirá a atuação de um policial da Argentina para mediar situações que envolvam cidadãos argentinos em férias no litoral catarinense.

Nesta temporada os locais serão sinalizados com bandeiras maiores, com a utilização mais efetiva da bandeira verde indicando os pontos com baixo risco de afogamento. Não há mais inscrições na bandeira como “mar perigoso” ou “mar bom”, como nas outras edições. A bandeira triangular de mar perigoso servirá para indicação de locais de alto risco junto a placas informativas. Já a preta indica um posto desativado.

Formatura

A cerimônia foi encerrada com o ato de formatura de 80 novos guarda-vidas civis que, após período de capacitação, receberam o certificado que os torna aptos a atuarem nas praias de Florianópolis durante o verão. “Realizamos 23 cursos de formação em todo litoral catarinense”, salientou o comandante-geral da corporação.

Dicas do CBMSC

– Lembre-se: Todo ambiente aquático requer cuidado. As principal recomendação para garantir sua segurança é ter noção dos riscos e assumir uma postura preventiva.
– Seja prudente. Não superestime sua capacidade de nadar. Avalie as consequências de um possível incidente.
– Evite locais sem a presença de guarda-vidas
– Em água doce ou salgada, procure locais rasos e sem correnteza
– Crianças exigem cuidado redobrado. Não as perca de vista.
– Sempre que possível, opte pelo uso do colete salva-vidas (especialmente em crianças). Em água doce ou em embarcações, seu uso é imprescindível. O uso dele, certamente, fará a diferença entre vida e morte.
– Atente para a sinalização de praia. Observe a bandeira fixada no posto dos guarda vidas:

• Vermelha: risco elevado de afogamentos
• Amarela: risco médio de afogamentos
• Verde: risco baixo de afogamentos
• Preta: posto desativado

– As bandeiras vermelhas na faixa de areia indicam as correntes de retorno. Apesar da menor quebra de ondas, o local possui forte correnteza em direção ao alto mar. Evite estes pontos. Se notar que está sendo arrastado por uma dessas correntes, mantenha-se calmo e tente acenar ou gritar por socorro enquanto nada transversalmente (para o lado, em vez de para o raso).
– Não tente salvar pessoas vítimas de afogamento sem estar habilitado. Neste caso, lance algum objeto que a ajude a flutuar e acione guarda-vidas ou a emergência pelo telefone 193.
– Objetos flutuantes (bóias e pranchas) passam falsa impressão de segurança. O ideal é optar por um colete salva-vidas.
– Evite aproximar-se de costões. Ao caminhar sobre as pedras destes ambientes, observe antes se uma onda não poderá atingí-lo e jogá-lo no mar.
– Antes de mergulhar, certifique-se da profundidade. Um acidente pode provocar sequelas irreversíveis.
– Nunca nade após ingerir bebidas com álcool, alimentos ou se estiver passando mal ou com frio.
-Evite, ainda, áreas de saída de barco ou prática de esportes aquáticos (kitesurfe, surfe, etc)
– Sempre acate as orientações dos guarda-vidas
 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img