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sábado, janeiro 22, 2022
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Secretaria de Educação vai realizar Provinha Brasil

Secretaria de Educação vai realizar Provinha Brasil

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A Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis vai aplicar na segunda (09/03) e terça-feira que vem (10/03) a Provinha Brasil. A iniciativa é do Ministério da Educação e permite às redes públicas de ensino diagnosticar e verificar os níveis de alfabetização e letramento na leitura e na escrita de crianças com idade entre seis e oito anos de idade. Cerca de 3 mil 500 alunos participarão do processo.

A primeira etapa da prova é chamada de diagnóstica e será dirigida para os que freqüentam o segundo ano. Os estudantes terão que responder somente questões objetivas.

Para os alunos do terceiro ano serão aplicados testes da segunda etapa da Provinha Brasil 2008, uma vez que esta fase não foi realizada no ano passado devido aos transtornos causados pelas chuvas que atingiram o estado catarinense. Esta Prova verifica o nível de aprendizado e as metas alcançadas pelas crianças. A provinha terá questões objetivas e discursivas.

Para a Coordenadora Rosane Immig, a provinha mostra em que nível as crianças se encontram individualmente, na turma e na rede de ensino. “Assim sendo, o professor tem condições de redirecionar sua ação pedagógica para melhorar o nível de alfabetização dos alunos”, complementa.

Algumas escolas irão realizar as provas no dia 9 e outras no dia 10, conforme organização de cada unidade, O professor de cada turma é quem vai aplicar o teste, assim como fará a correção e interpretação dos resultados. A provinha terá a duração de 2 horas e para os alunos cegos ou com baixa visão, a SME, por meio do Centro de Apoio Pedagógico (CAP), irá transcrever as provas para o braille.

A Secretaria de Educação vai apoiar e acompanhar a realização das provas, bem como organizará a sistematização dos dados, possibilitando um panorama das séries na rede municipal de ensino. Desta forma, poderá promover fóruns para discutir ações que venham a contribuir para o planejamento de diferentes formas de acompanhamento de crianças que necessitam de ajuda em sua aprendizagem.

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