23.9 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Prefeitura inaugura Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência

spot_img

Prefeitura inaugura Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência

spot_imgspot_img

A Prefeitura de Florianópolis inaugura amanhã (6/05) Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência. De acordo com a idealizadora do programa, a secretária Municipal de Assistência Social e Juventude, Rose Berger, o espaço vai funcionar como um núcleo de acolhimento e atendimento psicológico, social e jurídico, além de atuar também na prevenção. “É um local onde elas vão poder buscar informações sobre seus direitos e receber apoio para se sentir encorajada a registrar o boletim de ocorrência”, explica.

Para viabilizar o funcionamento do órgão foi reformado uma antiga residência, conhecida como Casa Rosa, situada no bairro da Agronômica, ao lado da 6ª Delegacia de Polícia. O imóvel ganhou ainda um anexo, passando a contar com 500 metros quadrados de área total construída. .

Proteção

Desde setembro de 2006 a população feminina já conta com a proteção da Lei nº 11.340, conhecida como Lei Maria da Penha. Através dela, o agressor pode ser punido com três anos de cadeia, além de perder a guarda dos filhos e até ficar impedido de entrar em casa. Mas, segundo a coordenadora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, Eva Paula Franciosi, algumas mulheres deixam de denunciar agressões porque temem não ter como manter o próprio sustento sozinhas, em caso de separação.

Para minimizar essas situações, além de fornecer assistências psicológicas, sociais e jurídicas às vítimas, o Centro de Referência vai contar também com oficinas de inclusão produtiva para promover a profissionalização dessas mulheres. “Todo esse trabalho é feito em conjunto para que a vítima sinta segurança para denunciar as agressões e também tenha condições para, se necessário, buscar sua independência financeira”, conclui.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img