21.5 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Secretaria de Estado da Assistência Social cria comissão para a promoção dos direitos dos autistas

spot_img

Secretaria de Estado da Assistência Social cria comissão para a promoção dos direitos dos autistas

spot_imgspot_img

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) criou a comissão para a promoção dos direitos do autista. A iniciativa é resultado do apoio da SST à solicitação da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

A comissão é composta por representantes da sociedade civil e do governo. Entre eles estão uma médica, Associação de Amigos do Autista, SST, Alesc, Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede), Apae SC, Apae Florianópolis e Associação Atitude Vida.

A primeira reunião deve ocorrer até o fim do mês, a fim de que se comece a elaborar projetos de fortalecimento e qualificação da rede de atendimento já existente para pessoas com autismo, entre outros.

Sobre o autismo

Embora inúmeras pesquisas ainda venham sendo desenvolvidas para definirmos o que seja o autismo, desde a primeira descrição feita por Kanner em 1943 existe um consenso em torno do entendimento de que o que caracteriza o autismo são aspectos observáveis que indicam déficits na comunicação e na interação social, além de comportamentos repetitivos e áreas restritas de interesse. Essas características estão presentes antes dos três anos de idade e atingem 0,6% da população, sendo quatro vezes mais comuns em meninos do que em meninas.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img