20.1 C
fpolis
sexta-feira, janeiro 28, 2022

Florianópolis sedia o maior torneio de xadrez do Brasil

Florianópolis sedia o maior torneio de xadrez do Brasil

spot_img

O 4º Floripa Chess Open 2018 reúne mais de 400 jogadores de 15 países e 25 estados brasileiros na capital catarinense. O torneio é considerado o maior torneio de xadrez do Brasil e vem se destacando internacionalmente pelo nível da competição.

O torneio começou na última sexta-feira, 19 de janeiro, e tem a final marcada para quinta-feira, 25 de janeiro, às 14h. Mas, até o xeque mate os competidores enfrentam dez rodadas ao longo de seis dias. Vence a competição o que somar o maior número de pontos ao longo das 10 partidas. Neste momento, sétima rodada, há um grupo de onze jogadores liderando a competição com cinco pontos.

Realizado pelo quarto ano consecutivo, o Floripa Chess Open virou manchete da principal revista direcionada ao segmento, a ChessBase. Desde que passou a ser realizado o torneio só cresce, reunindo este ano o maior número de atletas, 409. Muitos deles vêm de longe para participar do campeonato em Florianópolis. Sérvia, Islândia, Estados Unidos, Itália, Paraguai, Argentina, Uruguai, Chile, Peru, Panamá são alguns dos países de origem dos jogadores.

Grandes nomes do xadrez mundial disputam os tabuleiros no Floripa Chess Open como toda a equipe olímpica do Paraguai. Do Peru vem o jogador de maior destaque, o tricampeão continental e atual campeão mundial sênior, Julio Granda. O Brasil também tem seus representantes como o atual campeão brasileiro Everaldo Matsuura, e grandes mestres brasileiros como Yago  Santiago e Alexandre Fier.

A premiação está prevista para às 19h do dia 25 e o grande vencedor leva um prêmio de R$ 30 mil. O torneio ocorre no Lira Tenis Clube e a visitação é aberta. É recomendado apenas que os celulares estejam no modo silencioso. Mas, diante de uma competição onde a técnica, a paciência, o talento predominam, o silêncio é apenas mais um elemento que faz do xadrez um esporte tão cheio de mistérios e emoções.

O Floripa Chess Open tem apoio da Prefeitura de Florianópolis por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude e da Fundação Municipal de Esporte. 

 

 

spot_img
spot_img