19.8 C
fpolis
sexta-feira, maio 17, 2024
Cinesystem

Segmento de moda se destaca no e-commerce em SC durante o final de ano

spot_img

Segmento de moda se destaca no e-commerce em SC durante o final de ano

spot_imgspot_img

Fonte: Unsplash

As compras durante a Black Friday e o Natal são essenciais para o mercado, seja em Santa Catarina ou em qualquer outro estado brasileiro. Esse é um mercado que já movimentou, em apenas um ano, mais de R$ 220 bilhões. Por aqui, o segmento de moda é o mais esperançoso para as vendas, pois o histórico aponta para um consumo acima da média nacional. Cerca de 20% dos pedidos catarinenses no e-commerce, por exemplo, são para roupas, sapatos e acessórios de vestir.

Entre janeiro e setembro de 2022, o comércio online teve um faturamento na casa dos R$ 4 bilhões apenas com moda. Florianópolis se destaca no consumo, ao lado de Balneário Camboriú, com os melhores números. Isso deixa o mercado esperançoso para as vendas no final do ano. As lojas que funcionam 100% online, inclusive as que atuam apenas nas redes sociais, são as mais beneficiadas com isso. Não faltam promoções e descontos durante o final do ano para chamar a atenção dos potenciais clientes.

Um levantamento feito pela equipe da Betway, site de blackjack online, mostra que a Black Friday e o Natal estão entre os períodos mais fortes do e-commerce. Em 2021, por exemplo, esses dois períodos de compras faturaram mais de R$ 10 bilhões. Se considerarmos a crise que afeta o Brasil, são números excelentes. As ofertas da última sexta-feira de novembro conseguiram um crescimento, se comparado com o ano anterior, mostrando como existe potencial. Alguns especialistas acreditam que a Black Friday ficará cada vez maior por aqui.

Diferentes do Natal, esse novo período de compras foi importado recentemente dos Estados Unidos. Ou seja, ainda está longe de ser algo tradicional por aqui, como são as compras para o dia 25 de dezembro. No entanto, o investimento feito no país está transformando isso por completo. Em 2016, como mostra o blog Betway Insider, a receita da Black Friday no Brasil não passava dos R$ 2 bilhões, e atualmente supera os R$ 5 bilhões. Um crescimento intenso, mesmo com desafios externos.

Moda em Floripa

Os números não escondem o gosto do morador de Florianópolis pelo segmento de moda. Segundo dados da VTEX Unlock, em quantidade de pedidos, a capital catarinense chama a atenção pela força dos produtos de moda. Quase 21% das compras de e-commerce são focadas neste setor. Uma porcentagem dominante, pois outros segmentos, como beleza e alimentos, não passam dos 11%. Ou seja, é quase o dobro.

Isso explica porque várias marcas de moda fazem sucesso na ilha. Um bom exemplo é a Made in Guarda, empresa focada em roupas com o visual catarinense que vende não apenas por aqui, mas em quase todo o Brasil. O e-commerce é a principal ferramenta de trabalho da marca, inclusive com forte presença nas redes sociais.

Esse é o mercado no Brasil, sobretudo durante as épocas de maiores vendas. O Natal e a Black Friday costumam receber uma atenção especial, justamente para atrair novos clientes. Alguns produtos chegam a ser comercializados com descontos de quase 90%. O segmento de moda é o que mais oferece oportunidades em Florianópolis, e em boa parte de Santa Catarina também. Navegantes, Tubarão e Criciúma, além de outras cidades, também costumam se destacar nas vendas de moda durante o final do ano.

Lojas físicas se destacam

Apesar de todo o crescimento do e-commerce no Brasil, as lojas físicas continuam tendo faturamento maiores. Se olharmos para o final do ano, a diferença chega aos 300%. A época natalina costuma chamar as pessoas para os centros comerciais, como lojas de rua e shoppings. Isso faz com que essas compras movimentam mais dinheiro, mesmo que exista uma tendência de alta dos comércios online.

Isso explica a lotação dos comércios em Florianópolis, principalmente em períodos de final de ano. As lojas físicas podem até utilizar meios digitais para chamar a atenção dos usuários, mas as vendas continuam acontecendo presencialmente. Uma tradição que não deve mudar rapidamente, pois será preciso uma evolução grande.

Enquanto isso, no mundo do e-commerce, o segmento de moda continua ganhando espaço entre os catarinenses. Uma boa notícia para quem busca oportunidade na área, pois a projeção é de compras ainda maiores no futuro, inclusive na Black Friday e no Natal.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img