19.8 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Segundo encontro do Cinema, Chá & Cultura terá Terence Rattigan

spot_img

Segundo encontro do Cinema, Chá & Cultura terá Terence Rattigan

spot_imgspot_img

Cena do filme Nunca te amei

O segundo encontro do projeto Cinema, Chá & Cultura ocorrerá no dia 4 de novembro (terça-feira), das 18 às 21h, com a exibição de Nunca te amei. Este não é um título apropriado para traduzir o original, The Browning Version, filme premiado e elogiado que reúne grandes nomes como Terence Rattigan, Michael Redgrave e Anthony Asquith (que em 1925 fundou um cineclube com Bernard Shaw e H.G. Wells). Dentre outros prêmios, o filme recebeu o de melhor ator para Redgrave e melhor roteiro, no festival de Cannes, em 1951; melhor filme para Asquith, no festival de Berlin; e Prêmio Bodil de melhor filme Europeu. Trata-se de uma história cotidiana, a partir da peça homônima de Rattigan, na qual o protagonista Crocker-Harris é um rígido professor de grego e latim, que está se afastando da escola onde leciona. No entanto, o filme é também uma sofisticada releitura da mais famosa peça de Ésquilo, transposta para o século XX, mostrando a interface entre o dramático e o trágico.

Promovido pela Fundação Cultural BADESC e Cultura Inglesa de Florianópolis, Cinema, Chá & Cultura é dedicado à exibição de filmes relativos à cultura inglesa e à adaptação de obras literárias para o cinema. Neste contexto, The Browning Version é um filme muito instigante, pois a peça em que se baseia é inspirada na peça Agamêmnon, de Ésquilo, e o nome Browning se refere ao famoso poeta Robert Browning, tradutor desta tragédia grega para a língua inglesa. Rattigan, cuja peça estreou em 1948 e foi adaptada duas vezes para TV e duas para o cinema, é autor também do roteiro da versão de 1951, e ainda hoje tem suas obras levadas para tela, como o recente filme dirigido por David Mamet, Cadete Winslow.

Para os idealizadores do projeto, Professores Anelise Corseuil (UFSC), Brígida de Miranda (UDESC), Leon de Paula (UDESC) e Maria Cecília Coelho (PUCSP), Cinema, Chá & Cultura é uma oportunidade de exibir filmes variados e promover a discussão sobre as relações entre texto e tela. A atividade é mensal e será conduzida alternadamente por um convidado ou um dos professores organizadores, todos eles estudiosos de cinema, literatura e/ou teatro.

Para este próximo encontro está programado um comentário introdutório às peças de Ésquilo e Rattigan, feito por Profa. Maria Cecília Coelho, que se doutorou na USP, com uma tese sobre tragédia e filosofia gregas, e foi coordenadora do Projeto Filocinema, de 2003 a 2005, na UDESC. Durante este comentário, das 18 às 18h30 no salão da Fundação BADESC, os participantes poderão se servir de chá, feito ao modo inglês pela Profa Rosa Ferreira, diretora da Cultura Inglesa. Às 18h30, no auditório, no segundo andar, será exibido o filme (de 97 minutos) seguido de debate. Cinema, Chá & Cultura é gratuito e aberto a todos os interessados.

Informações
Cultura Inglesa: R. Rafael Bandeira, 335 – Florianópolis – 3224-2696 recepcaofln@culturainglesa-sc.com.br
Fundação BADESC: R. Visconde de Ouro Preto, 216 – Florianópolis – 3224-8846

fundacaocultural@badesc.gov.br
UFSC contato: corseuil@cce.ufsc.br

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img