22.2 C
fpolis
sexta-feira, maio 3, 2024
Cinesystem

Semana Guga Kuerten recebe Prêmio na Primeira Edição

spot_img

Semana Guga Kuerten recebe Prêmio na Primeira Edição

spot_imgspot_img

Cerimônias simultâneas: em São Paulo evento de Guga é premiado enquanto ele entrega troféus em Florianópolis

Uma iniciativa inédita no tênis com a assinatura do tricampeão de Roland Garros foi premiada hoje em São Paulo como o melhor torneio infanto juvenil de 2009. A Semana Guga Kuerten recebeu a indicação do júri da CBT que promoveu nessa noite, (07/12) a solenidade de entrega do Prêmio Tênis Os melhores do Ano.

Realizada em junho, com o patrocínio do Banco do Brasil e do governo do Estado de Santa Catarina, o evento que começou justamente no dia da final do Aberto da França, teve a participação de 34 mil pessoas que acompanharam as diversas atividades promovidas durante a Semana, em Florianópolis. Além da Copa infanto-juvenil que contou com atletas de 23 Estados, a Semana Guga Kuerten ainda ofereceu atividades complementares, como clínicas com Larri Passos e Jaime Oncins; palestras com Nuno Cobra e Alice Kuerten; capacitação para professores de tênis e mini-quadras em vários pontos tradicionais da cidade. Quando lançou o evento, em fevereiro, Guga revelou suas metas, contribuir para o desenvolvimento do tênis brasileiro e fazer com que todo mundo respire tênis durante a Semana?. Foi o que aconteceu. As quadras montadas de acordo com o método play+stay para o público, especialmente o infantil, percorreram os principais pontos turísticos da cidade e as escolas.

Para relembrar o clima de Roland Garros o público teve a oportunidade de assistir ao jogo-exibição entre o tri e o bicampeão do saibro francês, Guga e Sergi Bruguera. Não havia título na disputa, mas para os cinco mil espectadores, e milhares de telespectadores, que acompanharam a partida realizada numa quadra especialmente montada no sambódromo de Florianópolis, foi como voltar no tempo. Os dois sets vencidos por Guga confirmaram a vitória de 97.

O evento terminou no dia 14, com as finais da Copa Guga Kuerten nas quadras do LIC. Como premiação, além da pontuação máxima no ranking da CBT, os atletas das categorias 16 e 18 anos receberam consultoria para obter bolsas de estudo em universidades americanas e wild card para Futures no Brasil. Já os campeões de 12 e 14 anos ganharam a oportunidade de participar de intensivos de tênis em Harvard e Stanford.

Em SC, Guga entrega o troféu

A ausência de Guga no Prêmio Tênis era justificada pelo compromisso assumido anteriormente com o Governo de Santa Catarina. O ex-número um no tênis mundial foi convidado a entregar, pelo segundo ano consecutivo, o Troféu Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte Olímpico. Esse prêmio demonstra que apesar de termos ídolos mundiais em todos os esportes, os atletas dos clubes, escolas e associações merecem destaque. “É dessa forma que as crianças vão aprender a valorizar o esporte, pelo exemplo de pessoas próximas que possam inspirá-las”, declarou Guga. Na categoria melhor atleta o vencedor foi o jogador de vôlei Bruno Resende, levantador da equipe Cimed de Florianópolis, tricampeão da Superliga Masculina de Vôlei, tricampeão da Copa dos Campeões e eleito melhor levantador da competição, além de medalha de prata pela Seleção Brasileira em Pequim.

Como atleta revelação a escolhida foi Angélica Roberta Passold, do xadrez de Blumenau, medalha de ouro nas Olimpíadas Escolares Brasileiras em Poços de Caldas. A enxadrista também integra a equipe brasileira que disputará o Sul-americano Escolar de 28 de novembro a seis de dezembro no Equador.

Já o título de melhor técnico é de Marcos Pacheco, técnico de vôlei da equipe Cimed e tricampeão da Superliga Masculina de Vôlei. Na categoria melhor equipe, a eleita foi a equipe de basquete da Ciser/Araldite/Univille, de Joinville, semifinalista do Novo Basquete Brasil da temporada passada, equipe tetracampeã dos Jogos Abertos de Santa Catarina e terceira colocada no Sul-americano de Clubes, realizado no início de novembro no Equador.

Como melhor entidade esportiva, o troféu foi entregue à Unoesc, Universidade do Oeste de Santa Catarina. A instituição incentiva a prática do esporte concedendo bolsas de estudos para os melhores atletas e ainda investe no patrocínio da equipe de futebol profissional da Chapecoense, principal representante do Oeste catarinense.

O Troféu Gustavo Kuerten foi criado em 2008 com o objetivo de homenagear os destaques esportivos catarinenses na temporada. O evento tem a chancela do Governo do Estado de Santa Catarina, da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, CED, Fesporte e Guga Kuerten Participações.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img