21.8 C
fpolis
segunda-feira, abril 29, 2024
Cinesystem

Semana internacional da bicicleta movimenta Florianópolis

spot_img

Semana internacional da bicicleta movimenta Florianópolis

spot_imgspot_img

Arquitetos, urbanistas e técnicos da área de transportes de diversas cidades do Brasil e do exterior participam em Florianópolis da Semana Internacional da Bicicleta, de hoje (20/04) a sábado (25/04). Escolhida pela Rede Mundial de Cidades pela Mobilidade Urbana para coordenar o grupo temático sobre transportes não motorizados, a capital catarinense lidera um movimento mundial para incentivar o uso de meios de transporte alternativos, discutindo projetos e apresentando experiências de sucesso no Brasil e no mundo tendo a bicicleta como transporte modal. A abertura da Semana Internacional da Bicicleta acontece às 14h no Hotel Mercure/ Lindacap no Centro. O evento é uma promoção da Prefeitura da Capital e Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf), em parceria com o International Bicycle Consultancy – IBC (Holanda) e com. a Rede Mundial de Cidades (Stuttgart/Alemanha) – órgão que congrega 411 membros de 60 países.

Na segunda e quarta-feira (20 e 22/04) o Seminário sobre Transporte e Coesão Social vai discutir o uso da bicicleta como ferramenta de socialização e serão apresentadas experiências públicas e privadas no mundo tendo a bicicleta como meio de transporte. É o caso da Holanda, que possui 17 milhões de bicicletas, e também a novidade que chegou ao Brasil e já está em atividade no Rio de Janeiro: o aluguel público de bicicletas – sistema Samba (Solução Alternativa para Mobilidade por Bicicletas de Aluguel). O seminário também vai discutir o papel do transporte não motorizado como ferramenta para promover o acesso das pessoas ao trabalho e a difusão do uso da bicicleta entre as crianças, a partir de um processo de educação nas escolas.

Na terça-feira (21/04) está programado um passeio ciclístico com os consultores e técnicos das cidades convidadas por um trecho de oito quilômetros ligando a Ilha ao Continente, com cinco paradas ao longo do trajeto. A concentração inicia às 9h no Parque da Luz, em frente ao Hotel Mercure, no Centro. A primeira parada é na área junto ao Terminal Integrado do Centro (Ticen), onde há um projeto para fechamento da Avenida Paulo Fontes e transformação do local num boulevard. Depois os ciclistas vão parar no acesso para pedestres na ponte Pedro Ivo Campos, seguindo em direção ao Parque de Coqueiros, onde realizam mais um momento de discussão. Dali, o grupo se desloca para o entroncamento da Via Expressa com a Almirante Tamandaré onde observa o projeto futuro de construção de duplicação da via e construção de ciclovia. O último trecho consiste no trajeto até a região de Coqueiros, onde será observado a proposta de reurbanização do local e criação da via gastronômica.

E de 23 a 25 de abril, dentro da programação da Semana Internacional da Bicicleta, será realizado no auditório do Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT), o Workshop para Integração da Região Metropolitana por Bicicleta. As discussões e propostas formuladas no encontro em Florianópolis serão preparatórias para o Congresso Mundial de Mobilidade que vai acontecer em junho em Stuttgart, na Alemanha.

Contatos:

Arquiteta Vera Lúcia Gonçalves (IPUF) – 3212-5706 / 9960-5962 / 9935-8306

Semana Internacional da Bicicleta
Cities for Mobility (Regional) / Florianópolis – Stuttgart
Data: 20 a 22 de abril de 2009 / Seminário sobre Transporte e Coesão Social
Local: Mercure – Lindacap / Rua Felipe Schmidt 1102 – Centro

Promoção/Realização – Prefeitura Municipal de Florianópolis – PMF / Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis -IPUF em colaboração com Cities For Mobility, Stuttgart e IBC Holanda

Segunda-feira (20/04)

13h30 – Credenciamento

14h – Abertura

14h30 – Cities For Mobility transporte e Coesão Social

Coordenador: Ton Daggers – Fundação Movilization, Holanda

15h30 – Intervalo para café

16h – Bicicletas Públicas no Mundo e no Brasil

Coordenadora: Vera Lucia G. da Silva (IPUF)

17h – Debate

18h ­– Encerramento

Terça-feira 21/04/2009

9h – Concentração para o Passeio Ciclístico/ Visita Técnica (Parque da Luz)

9h30 – Saída / Roteiro (Parque da Luz , Av. Paulo Fontes (Ticen), acesso a pedestres e ciclistas na Ponte Pedro Ivo Campos, Parque de Coqueiros, Via Expressa até Av. Almirante Tamandaré, retorno a Coqueiros/Praia do Meio. Parada para almoço no Restaurante do Fedoca.

Quarta-feira (22/04)

9h – Credenciamento

9h30 – Workshop – acesso às escolas e educação: o papel do transporte não Motorizado na promoção do desenvolvimento das metas do milênio. (redução da pobreza, direito a educação e sustentabilidade ambiental) Fundação Movilization

Coordenadora: Vera Lucia G. da Silva (IPUF)

12h – Intervalo para almoço

14h30 – A mensagem da América Latina para o Congresso Cities for Mobility – Stuttgart (propostas de projetos, inventario das necessidades e estrategias)

15h30 – Intervalo para café

18h ­– Encerramento

Foto ilustrativa: Passeio de Bicicleta no Parque de Coqueiros / Deolhonailha

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img