23.9 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Semana será gelada, com frio típico de inverno em Santa Catarina

spot_img

Semana será gelada, com frio típico de inverno em Santa Catarina

spot_imgspot_img

A estação mais fria do ano, o inverno, começa oficialmente no dia 21 de junho, mas os catarinenses já sentem a queda forte das temperaturas.  A previsão para esta segunda-feira é de mais nuvens e condição de chuviscos ao longo do período no Litoral Norte. A previsão é da Epagri Ciram. 

Nas demais regiões, há predomínio de nuvens, alternando com algumas aberturas de sol. A temperatura estará mais baixa e declinando ainda mais entre a tarde e noite. O vento sopra de Oeste a Sudoeste, com intensidade moderada e rajadas mais intensas no Litoral.

Temperatura mínima para terça-feira:

O meteorologista informou que a previsão para a semana é de frio mais intenso e persistente. Isso se dá por conta de uma massa de ar mais frio e seco de origem polar que avança pela Argentina e pelo Sul do Brasil. O tempo estará estável, com presença de sol entre nuvens. Entre quarta e sexta, a temperatura mínima, na madrugada e amanhecer, fica próxima e abaixo de zero grau, favorecendo a formação de geada, generalizada nas áreas altas do Oeste ao Planalto, e isolada nas demais regiões. As temperaturas não sobem muito durante o dia, com baixa amplitude térmica. Por enquanto, não há previsão de neve para o Estado.

O frio ganha reforço no próximo final de semana (11 e 12/06) com a chegada de uma nova massa de ar polar avançando para o Sul do Brasil e mantendo a as temperaturas muito baixas por vários dias consecutivos.

Cuidados no frio

O frio também traz o alerta para a gripe. A queda da temperatura provoca o aumento dos casos das doenças respiratórias. Por isso, é necessário tomar alguns cuidados para evitar o contágio. A gerente de Vigilância de Doenças Imunopreviníveis e Imunização, Vanessa Vieira da Silva, orienta que as pessoas mantenham as janelas abertas e ventilem os ambientes, lavem muito bem as mãos e, sempre que tossir ou espirrar, cubram a boca com lenço descartável ou com o antebraço.

Se apresentar os sintomas da gripe, é necessário procurar imediatamente a um serviço de saúde para buscar tratamento adequado; após o início do tratamento, deve-se evitar sair de casa no período de transmissão da doença (até sete dias após o início dos sintomas); evitar aglomerações e ambientes fechados, procurando manter os ambientes ventilados e adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

A Defesa Civil de SC orienta que problemas relacionado ao tempo como alagamentos devem ser comunicados à coordenadoria municipal do órgão, através do telefone de emergência 199, ou ao Corpo de Bombeiros, no número 193.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img