spot_imgspot_img
Florianópolis, 9 dezembro 2024
spot_imgspot_img

Semana úmida, abafada e com chuvas frequentes em Santa Catarina

GeralSemana úmida, abafada e com chuvas frequentes em Santa Catarina
spot_img

ACATE é premiada como Hub de Tecnologia do Ano no Startup Awards 2024

A ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia) acaba de conquistar,...

Festival Viva o Norte da Ilha movimenta a economia local e celebra sucesso na 5ª edição

Organizado pela Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF), o Festival...

CRM Zummit cresce em 2024 e se consolida como palco de inovação em vendas no Brasil

Evento triplica público e confirma trilhas voltadas para marketing...
spot_img

Compartilhe

A semana será úmida, abafada e com chuva frequente em SC devido a influência de um sistema de baixa pressão e uma frente fria que chega ao estado na quinta-feira (10). A chuva se concentra preferencialmente entre a tarde e noite, por vezes se estendendo para a madrugada e início da manhã. Não se descarta o risco de chuva forte e temporal isolado com rajadas intensas de vento e granizo.

Nos próximos dias há condições para alagamentos e deslizamentos em áreas de encosta, devido aos maiores volumes de chuva previstos (entre 30 e 50mm em 24h, podendo ser superado em algumas localidades) e a vulnerabilidade do solo, especialmente no Planalto (Serra) e Litoral.

Recomendações da Defesa Civil

No caso de ventos fortes ou tempestades: a recomendação da Defesa Civil é para que as pessoas procurem abrigo em locais seguros; e evitem o trânsito em locais abertos, próximo a árvores, placas ou objetos que possam ser arremessados.

Alagamentos: a população deve evitar contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Deslizamento de terra: as pessoas devem observar qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências e inclinação de postes e árvores. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3244-0600 ou 4009-9816.

Ciram (www.ciram.com.br)