19.1 C
fpolis
sexta-feira, dezembro 3, 2021
cinesytem

Sesc Santa Catarina promove 8º Festival Palco Giratório Brasil – Florianópolis

spot_imgspot_img

Sesc Santa Catarina promove 8º Festival Palco Giratório Brasil – Florianópolis

spot_img

O Festival acontece de 01 a 30 de setembro

O Sesc Santa Catarina promove e incentiva as artes cênicas o ano inteiro, mas em setembro as cortinas catarinenses se abrem para um grande evento: o 8º Festival Palco Giratório Brasil – Florianópolis. Esse festival integra a maior rede de promoção e difusão das artes cênicas no país. Atualmente são 9 festivais que se distribuem pelo território brasileiro e aportam nas capitais: Fortaleza (CE), Recife (PE), Porto Alegre (RS), Cuiabá (MT), Brasília (DF), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC) e Porto Velho (RO).

Além dos Festivais, o Palco Giratório promove mais de 25 Aldeias no país. As Aldeias Palco Giratório são mostras locais de arte e cultura. Durante uma semana o Sesc abre espaço e ocupa a cidade para que a produção artística local em artes cênicas, literatura, música, artes visuais e cinema, possa ser apreciada e discutida. As Aldeias fomentam a troca de experiências, a criação de um espaço de confraternização e oferecem momentos de fruição estética. Além dos grupos locais, as Aldeias promovem o encontro do público e artistas locais com grandes espetáculos nacionais e artistas das artes cênicas de outras partes do Brasil, estimulando a criação, o olhar crítico e o intercâmbio cultural. As Aldeias são verdadeiros caldeirões da diversidade cultural de cada região do país.

Em Santa Catarina o Palco Giratório acontece o ano inteiro com apresentações, atividades formativas, mesas de discussão e muita troca de informação e experiência. O projeto envolve: a circulação de 4 espetáculos por 21 cidades do estado; a realização de 8 Aldeias Palco Giratório (nas cidades de Jaraguá do Sul, Joinville, Blumenau, Itajaí, Tubarão, Rio do Sul, Lages e Chapecó); e a realização do Festival Palco Giratório em Florianópolis.

Para o ano de 2011, a curadoria nacional do projeto selecionou grupos de 10 estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará, Minas Gerais, Rondônia e Distrito Federal. Essa diversidade territorial e cultural também é refletida nas opções cênicas, nas pesquisas, nas propostas de atuação, no corpo de cada ator e bailarino, nas temáticas das encenações.

Todos estão convidados a participar dessa grande celebração das artes cênicas e conhecer um pouco mais do que é produzido em dança e teatro no nosso país.

O encerramento do Festival Palco Giratório em Florianópolis será dia 30 de setembro, com o espetáculo Cortejo Abre Alas, do Lume Teatro, de Campinas (SP). A encenação será resultado da oficina de Montagem a realizada de 25 a 29 de setembro (são 70 vagas e as inscrições podem ser feitas no Sesc da Prainha).

Os ingressos para todos os espetáculos do Festival Palco Giratório SC são gratuitos e serão distribuídos uma hora antes de cada sessão, nos locais das apresentações.

Confira a programação completa das três cidades no sitehttp://palcogiratoriosc.com.br


Confira abaixo a programação do Festival Palco Giratório 2011 e suas Aldeias. Agora é só reservar um espaço na sua agenda e apreciar o maior Festival de artes cênicas de Santa Catarina.

Festival Palco Giratório – Florianópolis

spot_img
spot_img