21.8 C
fpolis
sábado, abril 27, 2024
Cinesystem

Severo Cruz faz show na Lagoa da Conceição neste domingo

spot_img

Severo Cruz faz show na Lagoa da Conceição neste domingo

spot_imgspot_img

A Prefeitura, por meio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), promove show do ator e cantor Severo Cruz, neste domingo, a partir das 17h00, na área externa do Centro Cultural Bento Silvério (Casarão da Lagoa), na Lagoa da Conceição. Acompanhado de Jorge Lacerda no violão, ele interpretará clássicos da MPB e músicas do compositor ilhéu Jorge Coelho. Além disso, o artista apresentará um monólogo extraído de uma entrevista que o saudoso escritor e crítico de arte Harry Laus concedeu ao também escritor Salim Miguel. A atriz Sol também participará do evento, declamando um poema da Cora Laus.

Sobre Severo

Carioca, está radicado em Florianópolis desde 1984, quando foi ator do espetáculo “A Morta”, de Oswald de Andrade, com direção de Ana Maria Taborda. Foi a primeira peça apresentada no então inaugurado teatro do Centro Integrado de Cultura (CIC). Em 13 de janeiro de 1985, fundou, com Marcia Konder e Cristina Koglin, a Grupo Teatral Severo e sua Troupe. Escreveu, dirigiu e atuou em vários trabalhos, entre eles destacam-se “Um Dia de Mariah, Outro de Broch Star”, “Mariah Almeja Hollybrush” e “O Bar Dell”. Consagrado por sua satiridade e irreverência, em 1987, o grupo montou “O Abajur Lilás”, de Plínio Marcos, apresentado no Festival de Teatro Amador, eleito pelo júri popular e pela crítica o melhor espetáculo. Ainda no mesmo ano, Severo ingressou como vocalista na banda Urubu Mecânico. E pouco depois passou a se apresentar cantando MPB, no Ribeirô, bar de Ezequiel Maia. Foi lá que Severo começou a fazer seus personagens cantores.

Em 1990, participou do Projeto Zininho, que o levou ao Projeto Pixinguinha. Atuou também no musical “Um Sonho de Catharina”. No cinema catarinense, começou com uma pequena participação no curta “Alva Paixão”, de Maria Emília Azevedo, que lhe abriu as portas para protagonizar , em 2001, “A Roda dos Expostos”, outro curta de Maria Emília. Em 2002, atuou como o Barão Vermelho no filme longametragem “Procuradas”, de Zeca Pires. Fez parte do elenco de mais quatro curtas: “Anita, Heroína de Dois Mundos”, para a TV, onde foi o carrasco; “Sorria, Você está sendo filmado”, de Chico Caprário; “A Coroa”, de Maria Emília Azevedo, onde foi Harry Laus; e “Jesus”.

Em 2001, foi Altair na peça “O Santo Mágico”, encenada pelo Grupo Pesquisa Teatro Novo, de Carmen Fossari. Foi a partir de sua atuação em “A Coroa” que Severo passou a fazer “Harry por Harry”, todo mês de maio, nas comemorações do aniversário de Harry Laus, até a morte da irmã Ruth Laus, em 2007. Severo está no elenco do último filme de Zeca Pires, “A Antropóloga”, ainda em fase de finalização. A mistura de teatro, música e poesia é uma constante nos trabalhos de Severo, que se apresenta em bares, restaurantes e eventos.

Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

(48) 3324-1415 – ramal 213 ou 9972-0991

www.pmf.sc.gov.br/franklincascaes

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img