17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Sexta Jazz AF retoma apresentações presenciais na temporada 2021

spot_img

Sexta Jazz AF retoma apresentações presenciais na temporada 2021

spot_imgspot_img

Um dos principais projetos de jazz e música instrumental da Capital realiza a primeira edição do ano no dia 17 de setembro seguindo todos os protocolos sanitários.  Entrada gratuita  

A nova temporada do Sexta Jazz AF, um dos principais eventos de música instrumental de Florianópolis, começa na próxima sexta (17). Os músicos e curadores do projeto Tiê Pereira (baixo) e Mauro Borghezan (bateria) recebem três convidados — Gabriel Barbalho (trompete),  Giann Tomazi (sax) e Edson Tatu (piano) — para o Especial The Jazz Messengers. A apresentação será às 20h no Piso G3 (estacionamento) do Villa Romana Shopping, na Capital. Todos os protocolos sanitários e de distanciamento serão respeitados. A entrada é gratuita e os ingressos limitados esgotaram em poucas horas. 

O espetáculo marca a volta dos shows presenciais na Capital depois de mais de um ano e meio de pandemia. No ano passado, as edições do Sexta Jazz AF, promovidas pela Aliança Francesa Florianópolis, foram realizadas em formato virtual com transmissão ao vivo. Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 em adultos em Florianópolis, o retorno das atividades culturais está sendo gradual. 


— Acho que qualquer músico que se dedica mais à performance do que a outra atividade (gravações/produções/aulas) sentiu uma enorme saudade do público. Claro que como o jazz é uma música de improviso e os músicos estão constantemente dialogando entre si e criando situações musicais no “momento”, essa presença/energia do público é por demais essencial — diz o músico Tiê Pereira, curador do Sexta Jazz AF.

Especial The Jazz Messengers

Músicas icônicas do The Jazz Messengers estarão no repertório da primeira edição do ano do Sexta Jazz AF. O grupo foi criado e liderado pelo lendário baterista Art Blakey (1919 – 1990) em 1955 e existiu até sua morte, em 1990. 

— Art Blakey foi um dos bateristas mais importantes do jazz e uma voz politica ativa pelos direitos dos negros norte-americanos. O grupo funcionou muito como rito de iniciação para vários músicos jovens que posteriormente se tornaram grandes estrelas no estilo.  Os Messengers serviram como porta de entrada e vitrine para grandes e promissores talentos — ressalta Tiê Pereira. 


Para executar o especial, Tiê e Borghezan chamaram um dos grandes pianistas de Santa Catarina, Edson Fortes, reconhecido pela  fluência incrível na improvisação. Também convidaram o saxofonista Giann Tomazi, tenorista de som potente e também já velho conhecido na cena do jazz na Capital. Para fechar o quinteto, o trompetista Gabriel Barbalho, considerado pelos curadores um jovem talento e que, apesar da pouca idade, já possui maturidade e fluência no jazz. 

Protocolos de segurança

As apresentações do Sexta Jazz AF foram aprovadas pela Vigilância Sanitária e seguirão todas as medidas para assegurar a saúde do público. O uso de máscara e distanciamento serão obrigatórios. 

Sexta Jazz é realizado desde 2014 pela AF Floripa

O Sexta Jazz AF é realizado desde 2014 em Florianópolis. O projeto ocupou diferentes palcos desde então: o Centro Cultural Fabiano Silveira, a sala Lindolf Bell, no Centro Integrado de Cultura (CIC) e, desde 2018, o estacionamento do Villa Romana Shopping (antigo Iguatemi). Em 2020, em razão da pandemia do novo coronavírus, realizou cinco espetáculos com transmissão ao vivo pelo YouTube. Ao longo de oito anos, promoveu shows memoráveis e homenagens a ícones do jazz mundial, como Bill Evans, Miles Davis e Ella Fitzgerald; passando por brasileiros como Hermeto Pascoal e Alegre Corrêa, de Santa Catarina; e ainda nomes como Paquito D’Rivera, Erykah Badu, Avishai Cohen e Wes Montgomery. 

Entre 17 de setembro e 10 de dezembro de 2021 serão realizadas cinco edições, uma vez por mês, sempre nas sextas-feiras, às 20h. “Teremos boas surpresas para os próximos. Até uma cantora que foi uma das mais conhecidas no estilo. Iremos também revisar a primeira fase da carreira do Miles Davis com um super grupo”, adianta Tiê Pereira.

O Sexta Jazz AF 2021 é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura com patrocínios da ENGIE e Da Magrinha. Patrocínio da Prefeitura Municipal de Florianópolis,  Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Casaces por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis. Apoio cultural do Villa Romana Shopping. Produção da Marte Cultural. Realização da Aliança Francesa de Florianópolis, Prefeitura Municipal de Florianópolis, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal. 

Agende-se

Sexta Jazz AF apresenta: Especial The Jazz Messengers

Quando: sexta, 17/9, 20h
Onde: Piso G3 do Villa Romana Shopping (Av. Me. Benvenuta, 687 – Santa Mônica, Florianópolis)
Quanto: gratuito. INGRESSOS ESGOTADOS

Mais informações: www.affloripa.com.br

Foto: Eduardo Duks, arquivo 2019

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img