24.1 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Shakespeare, Max Reinhardt, William Dieterle no Cinema, Chá & Cultura

spot_img

Shakespeare, Max Reinhardt, William Dieterle no Cinema, Chá & Cultura

spot_imgspot_img

Sonho de uma Noite de Verão

William Shakespeare, James Cagney, Max Reinhardt, Olivia de Havilland, William Dieterle, Ian Hunter, Mickey Rooney e muitos outros reunidos no Cinema, Chá & Cultura. A próxima sessão será no dia 17 de abril, sexta-feira, às 18h, com a exibição da famosa versão cinematográfica de Sonho de uma Noite de Verão, pelo olhar de dois dos maiores diretores do século XX, Reinhardt e Dieterle, que após saírem do ambiente teatral da Alemanha, trabalharam nos Estados Unidos. Com incomparável fotografia, surpreendentes efeitos especiais e coreografia, de Bronislava Nijinska, esta versão de 1935 foi banida pelos nazistas, pela ascendência judia de Reinhardt e de Felix Mendelssohn, cuja música, composta para uma versão teatral de 1843, foi em parte usada como trilha sonora.

A apresentação e o comentário sobre a peça e o filme serão feitos por Maria Brígida de Miranda, PhD em Teatro pela Latrobe University/Austrália, Master of Arts pela University of Exeter/Inglaterra e Graduada em Artes Cênicas pela UnB. Brígida foi professora efetiva do Instituto de Artes da Universidade de Brasília e é também diretora e atriz. Atualmente leciona na graduação e pós-graduação do CEARTE/UDSC, coordenando o Mestrado e Doutorado em Artes Cênicas. Neste semestre, ensaia com seus alunos a encenação de A Midsummer Night´s Dream, peça em que Shakespeare, por meio de personagens humanos e mitológicos , trata das paixões humanas, em uma noite de verão recheada de fantasias e na qual “imaginação” é a palavra-chave.

Promovido pela Fundação Cultural BADESC e Cultura Inglesa de Florianópolis, Cinema, Chá & Cultura é um projeto dedicado à exibição de filmes relativos às obras literárias de tradição anglófona. Para os idealizadores, Professores Anelise R. Corseuil (UFSC), Brígida de Miranda (UDESC), Leon de Paula (UDESC) e Maria Cecília M.N. Coelho (COGEAE-PUCSP), os encontros são uma oportunidade de exibir filmes variados e promover a discussão sobre as relações entre literatura (principalmente a dramática) e suas adaptações para o cinema. A atividade é gratuita e começa às 18h, com uma conversa sobre a peça e o filme, durante o qual os participantes poderão se servir de chá, feito ao modo inglês por Rosa Ferreira, gerente da Cultura Inglesa Florianópolis. Após o chá, o filme será exibido no Auditório da Fundação BADESC.

Informações

Fundação BADESC: R. Visconde de Ouro Preto, 216 – Florianópolis – 3224-8846 fundacaocultural@badesc.gov.br

Cultura Inglesa: R. Rafael Bandeira, 335 – Florianópolis – 3224-2696 recepcaofln@culturainglesa-sc.com.br

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img