24.1 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Show Cravo da Terra + Felixfônica na Célula Cultural Mané Paulo

spot_img

Show Cravo da Terra + Felixfônica na Célula Cultural Mané Paulo

spot_imgspot_img

Acontece no dia 7 de maio, às 22 horas, na Célula Cultural Mané Paulo o encontro de dois dos mais conceituados grupos musicais de Florianópolis: Cravo da Terra e Felixfônica. No show os grupos, parceiros de longa data, apresentarão trabalhos dos últimos CDs e ao final realizarão uma apresentação conjunta.

Sobre o Cravo da Terra

O grupo Cravo da Terra, que completa este anos 10 anos de carreira, é formado por Ive Luna (voz e flauta transversa), Mateus Costa (vocal e contrabaixo acústico), Marcelo Mello (vocal, violino, viola e violão), Rodrigo Paiva (percussão) e Pedro Cury (vocal e violão).

O trabalho de composição tem dado ao Cravo-da-Terra um lugar de destaque no cenário de vanguarda da produção musical catarinense. Completando dez anos de existência, o grupo realizou pesquisas e alcançou uma maneira muito particular de fazer música. A realização do primeiro CD do “Cravo-da-Terra”, produzido e lançado de forma independente no ano de 2005, mostrou ao grupo a enorme importância na concretização e difusão do seu trabalho.
O Cravo-da-Terra tomou contato com o público nacional através de festivais e turnês pelo Brasil. Com o Circuito catarinense de música, promovido pelo SESC-SC, realizou o projeto de Circulação de música catarinense contemporânea, realizou a Turnê nacional Cravo-da-Terra, visitando os estados do Paraná, Goiás, Bahia, São Paulo e o Distrito Federal.

No ano de 2007, com um efervescente trabalho de composição encaminhado, o grupo partiu para o segundo CD, produzido também de forma independente: Infinito Som. Este segundo trabalho teve como ponto de partida a música tradicional brasileira. Mas trouxe, porém, uma sonoridade mais contemporânea do a que no álbum anterior, colorida por contrapontos entre as cordas, a percussão, a flauta e a suavidade da voz da cantora. Infinito Som é um cardápio festivo da música brasileira, que combina ritmos apreciados em festas e feiras populares do país, como o coco, o maracatu, o baião e a moda de viola. Com este segundo trabalho, o grupo foi selecionado pelo Itaú Cultural no Programa Rumos Itaú Cultural Música, em São Paulo, no qual se apresentou em setembro de 2008, com a gravação de um DVD, lançado recentemente na passagem da caravana Rumos em Florianópolis.

Website: www.cravodaterra.com.br

Sobre o Felixfônica

A Felixfônica foi formada em 2004 em Florianópolis, Santa Catarina. Compõem o quinteto Guilherme Gouvêa (voz, violão), Marco Lorenzo (clarinete, flautas, rabeca, trompete, gaita de boca), Luis Canela (guitarra, cavaco), Alexandre Vicente (baixo) e Eduardo Vidili (bateria). Nos shows a banda conta com a participação do percussionista Osvaldo Pomar.

A Felixfônica foca seu trabalho na produção e execução de canções calcadas em estilos diversos da tradição musical brasileira: baião, samba, maracatu, frevo, ciranda, caboclinho, marcha-rancho, galope, maculelê, boi-de-mamão, fundidos numa sonoridade fortemente influenciada pelo rock e pelo jazz.

Em 2008 a Felixfônica foi premiada pelo Projeto Pixinguinha, edital promovido pelo Funarte em nível nacional. O prêmio possibilitou à banda a realização de seu primeiro CD, Felixfônica e as Manifestações Populares do Brasil, contendo 12 músicas autorais. Foi gravado em Florianópolis em fevereiro e março de 2009 e masterizado no Estúdio Oficina Art Viena, Áustria. O disco, independente, foi produzido por Alegre Corrêa e lançado no dia 10 de junho de 2009, no Teatro Álvaro de Carvalho, em Florianópolis.

Uma das faixas do CD, Maracatu zen, foi incluída na compilação Soundtrack for the Rainforest, produzida para o braço austríaco da WWF (World Wide Fund for Nature), uma das mais conhecidas ONGs ambientalistas do planeta. Participam desta coletânea alguns grandes nomes da música instrumental brasileira como Yamandu Costa, Alegre Corrêa e Alessandro Kramer.

Em dezembro de 2009 a Felixfônica apresentou-se no IV Festival de Música Continental – Fusiones Latinas, realizado em um centro cultural do governo de Buenos Aires. Este festival, realizado anualmente, tem por objetivo difundir as novas tendências musicais da América Latina.

Website: www.felixfonica.com.br

Serviço

O que: Cravo da Terra + Felixfônica
Quando: 7 de maio, 22 horas
Onde: Célula Cultural Mané Paulo – João Paulo 75
Quanto: R$15,00 , ingressos no local
Informações: 48 8828-2772

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img