21.3 C
fpolis
terça-feira, abril 23, 2024
Cinesystem

Slow Medicine é tema de discussão em congresso de Clínica Médica em Florianópolis

spot_img

Slow Medicine é tema de discussão em congresso de Clínica Médica em Florianópolis

spot_imgspot_img

Uma das palestras mais aguardadas no 15º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência que será realizado dos dias 2 a 5 de outubro, no Centrosul, em Florianópolis é a do cardiologista italiano Marco Bobbio que abordará a Slow Medicine (medicina sem pressa), tema em evolução na Europa e recente no Brasil.

O movimento Slow Medicine ficou mais evidente entre os brasileiros quando Marco Bobbio concedeu entrevista para as páginas amarelas da revista Veja, em dezembro de 2014. O assunto que até então, era praticamente desconhecido por aqui, hoje tem conquistado muitos adeptos.A Slow Medicine é um retorno às práticas antigas da profissão, focada em conversa minuciosa com o paciente para ampliar um melhor diagnóstico, antes de se pensar no uso de remédios e da tecnologia por meio de tratamentos e exames.

Autor do livro O Doente Imaginado, Bobbio faz críticas a algumas práticas médicas atuais. “Infelizmente, alguns pacientes já estão tão acostumados que só se contentam quando saem do consultório com uma receita. Queremos abandonar a ideia de receitar medicamento para tudo; em alguns casos, uma mudança de estilo de vida é suficiente”, comenta.A

pesar do nome, a slow medicine não exige consultas prolongadas e sim atenção ao paciente.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img