18.9 C
fpolis
segunda-feira, junho 17, 2024
Cinesystem

Sobre o Congresso WTTC

spot_img

Sobre o Congresso WTTC

spot_imgspot_img

O discurso do presidente Lula, proferido na abertura do Congresson do WTTC, é paradoxal, visto que, em grande parte, não corresponde à prática governamental. Esperamos que, depois da realização desse importante fórum, o denominado “trade” turístico nacional (especialmente o catarinense) possa ter absorvido alguns ensinamentos e princípios básicos para o desenvolvimento ordenado da atividade turística.

Várias experiências de sucesso foram apresentadas no decorrer do congresso. O Sistema Turístico é complexo, e não é composto apenas pelos atrativos do local. Temos que lembrar que outros subsistemas (a infraestrutura – ainda precária – os equipamentos e instalações e a superestrutura turística – da mesma forma deficiente) interatuantes e inter-relacionados é que determinam a qualidade do produto turístico de uma destinação, favorecendo a atração de uma demanda mais qualificada e promovendo o desenvolvimento ordenado da região ou país.

Apenas divulgar os atrativos naturais disponíveis (o que mais se faz) sem se preocupar em dotar o estado (e os municípios com potencial turístico) de melhor infraestrutura, de melhores equipamentos, de um planejamento e gestão profissional e especializada, de atenção particular aos reais preceitos da sustentabilidade pode configurar a propaganda enganosa do produto ofertado à demanda turística.

Consequentemente, continuaremos a receber turistas em massa (somente nos meses de verão), que gastam somente USD 30,00 por dia, o que, convenhamos, é muito pouco para quem tem a pretensão de se consagrar como destino internacional!

Por Leandro Bertoli

spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img