23.3 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Solidariedade é enaltecida em 8ª edição do Prêmio Dom Afonso Niehues

spot_img

Solidariedade é enaltecida em 8ª edição do Prêmio Dom Afonso Niehues

spot_imgspot_img

Com o intuito de reconhecer o esforço e atuação de organizações sociais que atuam para amenizar a dor e o sofrimento de diversas pessoas, através de um espírito voluntário e solidário, a Arquidiocese de Florianópolis, por meio do Fundo Arquidiocesano de Solidariedade, realiza anualmente o Prêmio de Iniciativa Solidária Dom Afonso Niehues. A premiação está chegando em sua 8ª edição, sendo organizada pela Ação Social Arquidiocesana (ASA), e acontecerá no dia 24 de novembro, a partir das 19h30, na Catedral Metropolitana de Florianópolis.

A pandemia da covid-19 tornou ainda mais aparente a necessidade de ações de solidariedade em todo mundo. Por conta das medidas restritivas o número de pessoas em situação de vulnerabilidade aumentou significativamente, só no Brasil esse número passou de 9,5 milhões em agosto de 2020 para 27 milhões em fevereiro de 2021, segundo dados da Fundação Getúlio Vargas. Por tanto a 8ª edição do Prêmio Dom Afonso será ainda mais especial, pois reconhecerá o trabalho realizado nas paróquias e instituições sociais pertencentes na Arquidiocese, que levam dignidade para as pessoas mais fragilizadas através de atitudes concretas de solidariedade.

A cada edição são premiadas organizações sociais que se destacaram em 3 categorias: Entidade Social, Ação Social Paroquial e Pastoral Social ou Movimento Eclesial Católico. O vencedor de cada categoria recebe um troféu e um prêmio de 7 mil reais, a fim de auxiliar na melhora dos trabalhos desenvolvidos pela organização em favor dos irmãos mais vulneráveis. Também são realizadas homenagens a três pessoas engajadas nas causas sociais que contribuem para a promoção da cultura da solidariedade.

A Arquidiocese de Florianópolis é referência entre as dioceses do Brasil quando o assunto são ações de solidariedade. Em 2020 foram arrecadadas 582 toneladas de alimentos que posteriormente foram distribuídos em comunidades empobrecidas nas cidades pertencentes ao território eclesial da Arquidiocese.

Fundo Arquidiocesano de Solidariedade (FAS)

É um fundo solidário permanente, composto pelos recursos da Coleta da Campanha da Fraternidade, realizada no Domingo de Ramos. O FAS visa apoiar projetos realizados pelas Ações Sociais Paroquiais, Movimentos Sociais, Grupos de Economia Solidária, Pastorais Sociais da Arquidiocese de Florianópolis.

A proposta partiu da Cáritas Brasileira e das Pastorais Sociais. Em 1998, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB aprovou a iniciativa, durante a sua 36ª Assembleia. O objetivo do FAS é 1) apoiar iniciativas que apontem para a superação das estruturas de pobreza e injustiça; 2) estimular e favorecer a construção de relações solidárias e não discriminatórias; 3) favorecer a criação de projetos alternativos de geração de trabalho e renda; 4) incentivar projetos sociais referentes aos temas da Campanha da Fraternidade de cada ano.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img