Sons da Infância, do Duo Cordas a Dois, segue em novembro com cantigas de roda em escolas de Florianópolis, Biguaçu e São José

Grande FlorianópolisSons da Infância, do Duo Cordas a Dois, segue em novembro com...

Florianópolis ganha primeiro voo direto de Concepción, no Chile, aponta o Diario Financiero

Charter da JetSmart decola de Concepción em 11 de dezembro com 230 passageiros do Biobío rumo a Florianópolis e pode abrir caminho para novas rotas diretas.

Beiramar Shopping abre a temporada de Natal com chegada do Papai Noel e musical “A Primeira Carta” no dia 6 de novembro

Noite de sexta-feira (6) tem inauguração da nova cenografia, lançamento da campanha “Para sempre na sua lembrança” e distribuição gratuita de miniaturas colecionáveis do Urso Bê, com inscrição prévia até o dia 5.

Sons da Infância, do Duo Cordas a Dois, segue em novembro com cantigas de roda em escolas de Florianópolis, Biguaçu e São José

Projeto gratuito para crianças de 0 a 6 anos tem 14 apresentações entre 5 e 26 de novembro em NEIMs e CEIs da Grande Florianópolis, todas com intérprete de Libras.

Florianópolis tem o segundo metro quadrado mais caro entre as capitais do Brasil, aponta FipeZAP

O m² residencial anunciado em Florianópolis custa em média R$ 13.607, o 2º maior entre as capitais, atrás só de Vitória, segundo o FipeZAP de setembro.

Compartilhe

Depois de uma série de apresentações em outubro, o Duo Cordas a Dois, formado por Raiza Diatel, no violino, e Taro Löcherbach, no violão e voz, continua em novembro com o projeto “Sons da Infância”, que leva cantigas de roda, música instrumental e brincadeiras cantadas a crianças de 0 a 6 anos. Os novos encontros acontecem em instituições de educação infantil de Florianópolis, Biguaçu e São José, com entrada gratuita.

O duo começou a levar o projeto às escolas da região em outubro, com passagens pelo NEIM Joaquina Maria Peres, pelo NEIM Nagib Jabor e pelo NEIM Colônia Z11, todos em Florianópolis. A proposta é resgatar canções que atravessam gerações e apresentar novas experiências musicais às crianças, aproximando os pequenos da cultura popular brasileira.

Coordenado por Raiza e Taro, o projeto reúne violino, violão, voz, dança e teatro em apresentações que levam música, brincadeiras e diferentes instrumentos para dentro das escolas. Um dos diferenciais está na releitura de cantigas populares e brincadeiras musicais da tradição oral brasileira.

“As cantigas de roda fazem parte da nossa história e carregam uma memória coletiva muito importante. Ao apresentá-las com novos arranjos, buscamos valorizar essa tradição e mostrar às crianças que essas músicas continuam atuais e podem ser descobertas de muitas maneiras”, explica Raiza.

Além do aspecto cultural, o projeto dialoga com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil, contemplando os direitos de aprendizagem e desenvolvimento de conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.

“O projeto ‘Sons da Infância’ busca aproximar a tradição musical brasileira do universo infantil e reforçar a importância do acesso à arte desde os primeiros anos de vida, criando oportunidades para que as crianças conheçam, vivenciem e mantenham contato com diferentes expressões culturais”, ressalta Taro.

Programação de novembro

  • 5/11 (quinta), às 9h e às 14h: NEIM Fermínio Francisco Vieira (Rua Sebastião Laurentino da Silva, 250, Córrego Grande, Florianópolis);
  • 9/11 (segunda), às 9h e às 14h30: CEIM Algodão Doce (Servidão Luiz Eduardo Borba, 65, Biguaçu);
  • 13/11 (sexta), às 9h e às 14h30: NEIM Maria Salomé dos Santos (Rua Euclides da Cunha, Sambaqui, Florianópolis);
  • 16/11 (segunda), às 9h e às 15h: CEI Profª. Ana Sperandio Battisti (Avenida Acioni Souza Filho, 196, Campinas, São José);
  • 19/11 (quinta), às 9h30 e às 14h30: NEIM Caetana Marcelina Dias (Rodovia Baldicero Filomeno, 3000, Ribeirão da Ilha, Florianópolis);
  • 24/11 (terça), às 8h30 e às 14h: NEIM Waldemar da Silva Filho (Av. Madre Benvenuta, 521, Trindade, Florianópolis);
  • 26/11 (quinta), às 9h e às 14h20: NEIM Morro do Horácio (Rua Estanislau Vieira Filho, 23, Centro, Florianópolis).

Todas as apresentações contam com intérprete de Libras. A programação completa pode ser acompanhada no perfil @sons.dainfancia, no Instagram.

Ficha técnica

Raiza Diatel (coordenação de produção e violino), Taro Löcherbach (voz e violão), Luanda Wilk (produção executiva), Dimi Camorlinga (produtor local), Taiya Löcherbach (fotos das apresentações), Tóia Oliveira (fotos de divulgação), Vitória Drescher (videomaker), Mariana Barardi (design gráfico), Juliano Zanotelli (assessoria de imprensa), JZ Produções (sonorização) e Thuanny Galdino (produção de acessibilidade).

O projeto cultural n.º 10012-310110 Cordas a Dois – Sons da Infância, realizado por Raiza Diatel Löcherbach, foi aprovado nos termos da Lei Estadual nº 17.942/2020 e do Decreto Estadual 1.269/2021 (Programa de Incentivo à Cultura – PIC). Tem incentivo da Tigre Materiais e Soluções para Construção e da Fundação Catarinense de Cultura e do Governo do Estado de Santa Catarina.