17.2 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Street Art Tour: poesia e emoção na inauguração do mural Cisne Negro

spot_img

Street Art Tour: poesia e emoção na inauguração do mural Cisne Negro

spot_imgspot_img

Com perfomance de JB Costa e participação da população, obra de arte urbana assinada pelo artista Rodrigo Rizo homenageia o poeta Cruz e Sousa

Florianópolis reencontrou seu poeta maior, ícone da literatura e símbolo de resistência: Cruz e Sousa (1861 – 1898). O poeta simbolista foi retratado pelo artista Rodrigo Rizo em mural com dimensões grandiloquentes, 900 metros quadrados no total. A obra de arte urbana é parte do projeto Street Art Tour e foi inaugurada na quinta-feira, 11/7, com a participação da população da cidade, artistas, representantes do movimento negro e autoridades do município e do Estado. O ator JB Costa, que há mais de três décadas interpreta Cruz e Sousa, fez uma performance emocionante. O evento teve ainda a participação da cantora Maria Helena, que interpretou o samba Nas Veias do Brasil.

— Entregar esse presente para a cidade é uma honra e uma enorme satisfação depois de um mês de trabalho árduo. É um marco para a cena da arte de rua de Florianópolis, pois reafirma a consolidação dessa manifestação como patrimônio cultural da cidade. Creio que essa obra adquiriu um caráter de monumento, pois traz um significado ainda maior que a vida e obra do poeta: fortalece a autoestima e a identificação da população negra como protagonista na história. Cruz e Sousa é um símbolo de resistência que deve ser devidamente reconhecido, valorizado e assim inspirar muitos a serem como ele foi — celebra o artista.

O mural Cisne Negro começou a ser feito no começo de junho no paredão do edifício João Moritz, localizado ao lado do jardim do Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa. O artista contou com o apoio de um elevador externo, que o levou a uma altura de até 30 metros. A pintura é parte do Street Art Tour, projeto que está movimentando a cena de arte urbana na Capital. Toda em preta e branca, a obra representa visualmente características marcantes na obra do poeta.

— O sentimento que fica com o lançamento oficial do mural junto ao público é que esse é só o começo das várias ações que o Street Art Tour quer trazer para Florianópolis: para o fortalecimento do movimento de arte e cultura da cidade — adianta a produtora cultural Marina Tavares, idealizadora do projeto junto a Arturo Valle Junior e Rodrigo Rizo.

Entre as próximas novidades está o lançamento de um mini-doc sobre a realização do projeto e a vida e obra de Cruz e Sousa.

Street Art Tour: app oferece tour guiado pelas obras de arte urbana da cidade

Dentro do projeto Street Art Tour se está desenvolvendo um trabalho de valorização dos ícones culturais de Florianópolis por meio de murais que homenageiam a vida e a obra de nomes importantes para a cidade. Dentro da plataforma do Street Art Tour (aplicativo disponível para iOS e Android), inclusive, é possível mapear e organizar um roteiro para conhecer obras de arte urbana da cidade. Além de registro e catalogação em plataforma digital (aplicativo e site) de mais de 100 murais que compõem o acervo de street art de Florianópolis, o projeto prevê exposições, pintura de murais em grande formato, festivais, oficinas e debates.

O Street Art Tour é patrocinado pelo município de Florianópolis e pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura nº 3659/91. O projeto tem o apoio cultural da Floripa Airport e do Corporate Park. Apoio da Fundação Catarinense de Cultura e do Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa. A coordenação geral é do Studio de Ideias.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img