20.4 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Subterrâneos e transparências na Fundação Cultural Badesc

spot_img

Subterrâneos e transparências na Fundação Cultural Badesc

spot_imgspot_img

A Fundação Cultural Badesc abre na quinta-feira (25), às 19h, as exposições Linhas e Riscos Subterrâneos: entre o céu e a terra, de Janor Vasconcelos, e Plástica, de Roberta Tassinari. Com seus desenhos, o criciumense Janor pretende despertar uma reflexão sobre o papel social de cada cidadão e a florianopolitana Roberta utiliza transparências para realizar uma obra que se relaciona com o próprio espaço expositivo.

Com curadoria de Carlos Franzoi, diretor do Museu de Arte de Joinville, Linhas e Riscos Subterrâneos: entre o céu e a terra consiste em uma instalação com desenhos à nanquim sobre papel, formando uma tira de 12 metros de comprimento contornando três paredes da galeria. Em outro ambiente, Janor mostra desenhos de grande e pequeno formatos, utilizando os vértices da parede.

A obra exibe uma seqüência de imagens de mineiros com multiplicidade de rostos, ora homogênios e difusos, ora com expressões de temor, protesto, desconfiança. Janor é graduado em educação artística com habilitação em artes plásticas e pós-graduado em arte educação, ambas pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). Estudou escultura de figura humana com Israel Kislansky na técnica da fundição em bronze, em São Paulo.

Na sala ocupada pela exposição Plástica, a artista Roberta Tassinari apresenta objetos interpostos para mostrar como as transparências podem abordar um raciocínio pictórico do espaço tridimensional. A transparência é o fio condutor dos trabalhos que remetem à questões da própria pintura. Roberta cursou comunicação social – publicidade e propaganda na Universidade do Sul (Unisul) e mestrado em artes visuais na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Os artistas conversam com o público na noite de abertura, a partir das 18h30. As duas exposições foram selecionadas pelo Edital 2010 da Fundação Cultural Badesc através do projeto Arte e Público 2 viabilizado pela lei federal de incentivo à cultura.


O quê: conversa com os artistas e abertura das exposições Linhas e Riscos Subterrâneos: entre o céu e a terra, de Janor Vasconcelos, e Plástica, de Roberta Tassinari.

Quando: quinta-feira (25), às 18h30. Visitação até 28 de janeiro, de segunda a sexta, das 12 às 19h.

Onde: Fundação Cultural Badesc. Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis.

Quanto: entrada gratuita.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img