13.6 C
fpolis
quarta-feira, maio 29, 2024
Cinesystem

Sul da Ilha recebe 2º Festival Culturaberta neste sábado

spot_img

Sul da Ilha recebe 2º Festival Culturaberta neste sábado

spot_imgspot_img

Shows das bandas Tijuquera, Oros Boros e Cuscobayo dividem a programação com intervenções e exposições artísticas; Evento é gratuito e ocorre no Campeche

Neste sábado (29) acontece a 2ª edição do Festival Culturaberta na Matura Floripa, no Campeche. A programação, que começa às 13h, conta com shows das bandas Tijuquera, Oros Boros e Cuscobayo, além de intervenções e exposições artísticas. A dupla circense, Dale Circo, também se apresenta no evento que é gratuito e para toda a família.

Serão nove horas de música, arte, dança, circo e cultura popular. O público terá a oportunidade de assistir as intervenções artísticas dos alunos das oficinas do Projeto Culturaberta que ocorrem desde o início do ano. A iniciativa é incentivada através do Programa de Incentivo à Cultura, da Fundação Catarinense de Cultura, no qual empresas catarinenses investem e apoiam a cultura no Estado. 

Nesta edição, as intervenções de arte terão novas formações. Os alunos da flauta vão se misturar aos pandeiros que, por sua vez, guiarão os passos da dança tribal. A galera do canto vai entoar a canção “A Ponte”, de Lenine. Violão e flauta vão embalar a dança de salão. Os batuques farão parte da roda de jongo – uma dança típica do sudeste brasileiro – em que o público poderá participar junto às turmas de cultura popular e dança afro-brasileira. 

O Festival será realizado na Matura Floripa, na SC-405, um lugar amplo com área livre e espaço coberto. O local vai abrigar também uma exposição fotográfica com imagens das oficinas e dos últimos eventos do projeto Culturaberta, além de uma exposição de artes visuais dos alunos das oficinas.O evento conta com um estacionamento gratuito localizado a 600 metros do Festival. 

Cultura local e popular

Na programação, roda de rendeiras e apresentação do Boi de Mamão. Foto: Igor Zanin

A Cultura manezinha não poderia ficar de fora do 2º Festival. O evento promoverá o encontro de 23 rendeiras entoando cantigas de ratoeira, uma antiga herança da Ilha. O público infantil também vai poder curtir a apresentação do Boi de Mamão, aproximando o público da cultura local. 

A realização do projeto Culturaberta é garantida pelo incentivador único Brasil Atacadista, via Programa de Incentivo à Cultura.

Serviço

2º Festival Culturaberta

Data: 29 de julho, sábado, das 13h às 22h.

Local: Matura Floripa – SC-405, 3451 – Campeche, Florianópolis – SC

Entrada gratuita por ordem de chegada. Sujeito a lotação. Chegue cedo.

Evento com área coberta.

Evento acessível em libras.

Estacionamento gratuito a 600 metros do Festival

Incentivo:

@brasil.atacadista

Programa de Incentivo à Cultura PIC

@fcc.cultura

Governo do Estado de SC

Apoio:

@maturafloripa

Atelier de Percussão

@pandeiros.fabiano.raposa

Secretaria de Turismo Cultura e Esporte

Fundação Franklin Cascaes

Foto: 2ª edição do Festival terá nove horas de música, arte, dança, circo e cultura popular. (Foto: Igor Zanin)

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img