20.6 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Sumiço dos bustos da Praça XV de Novembro completa um ano

spot_img

Sumiço dos bustos da Praça XV de Novembro completa um ano

spot_imgspot_img

O furto dos bustos de bronze da Praça XV de Novembro, no Centro de Florianópolis, completou um ano este mês. A Polícia Militar não sabe especificar o dia do sumiço das esculturas, tampouco os autores do crime, mas a ausência dos bustos foi comunicada de forma oficial pela polícia no dia 22 de agosto de 2013. Pessoas que trabalham na região central afirmaram à reportagem do DeOlhoNaIlha, na época do ocorrido, que desde o começo do mês elas já não faziam mais parte da paisagem da praça.

Das quatro esculturas roubadas, apenas a do jornalista Jerônimo Coelho foi recolocada na praça. A iniciativa foi da Associação Catarinense de Imprensa (ACI) e da Maçonaria, que solicitaram autorização à Prefeitura de Florianópolis para homenagear o jornalista com um novo busto. A colocação do busto ocorreu no fim do mês de maio. 

Os bustos do poeta Cruz e Sousa, do jornalista José Boiteux e do pintor Victor Meirelles estão prontos desde junho. As obras foram confeccionadas pelos escultores Sérgio Coirolo e Plínio Verani, que se basearam em fotos e desenhos para buscar a maior semelhança possível com cada uma das figuras ilustres. A Prefeitura de Florianópolis havia anunciado para junho a recolocação das estatuetas, mas a data não foi cumprida. 

Procurada pela reportagem do DeOlhoNaIlha o Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis afirmou que uma reunião com o prefeito Cesar Souza Jr, na próxima semana, irá definir o dia que as peças serão colocadas no seu devido lugar.
 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img