17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Superintendente da FCFFC vistoria Palácio Dias Velho

spot_img

Superintendente da FCFFC vistoria Palácio Dias Velho

spot_imgspot_img

O superintendente da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), professor Rodolfo Pinto da Luz, na tarde de hoje, esteve no Palácio Dias Velho para vistoriar as condições atuais do edifício. Acompanhado por técnicos do Serviço de Patrimônio Histórico, Artístico e Natural (Sephan), Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf), Secretaria Municipal de Obras, Casa da Memória e Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (IHGSC), ele avaliou as necessidades imediatas para iniciar o processo de reutilização do prédio histórico.

A primeira providência será em relação à segurança do imóvel, como também dos cidadãos que vivem próximo a ele. Uma limpeza geral interna e externa removerá carpetes, mobiliário abandonado e fiação elétrica para impedir a ação de cupins, umidade e risco de incêndio. Simultaneamente, o telhado será recuperado para interromper as infiltrações causadas pela chuva. Na sequencia, todas as divisórias, balcões, amadeirados, vidros e estruturas que não têm valor histórico serão retirados para proporcionar leveza e ventilação.

A parte original da casa está intacta. Ela será conservada e adaptada para a sua futura finalidade – a proposta é que seja transformada em museu. Mas , antes de se começar a obra de reforma, haverá uma pesquisa arqueológica no subsolo, onde funcionou a antiga cadeia, durante o século XVIII. Com base na literatura e em estudos históricos e arquitetônicos, os arqueólogos mapearam quatro pontos para escavação, acreditando na probabilidade de se encontrar elementos que contam a história da cidade.

Breve histórico

A antiga Casa de Câmara e Cadeia, situada em frente de onde hoje é a Praça XV de Novembro – local do início do desenvolvimento da póvoa da então Vila de Nossa Senhora do Desterro –, foi erguida entre 1771 e 1780. A partir da sua inauguração, sediou também outros órgãos, como a Assembléia Legislativa, o Tribunal do Júri, o Arquivo Histórico do Município e o gabinete do prefeito. No início do século XX, a cadeia foi retirada dali, tendo o prédio sofrido uma grande reforma, conferindo-lhe a aparência eclética que mantém até hoje. Em 2005, a Câmara Municipal foi transferida para uma ampla e moderna edificação. Desde então, o Palácio Dias Velho foi aberto somente para eventos esporádicos.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img