23.3 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Sustentabilidade é tema nacional da Casa Cor 2010

spot_img

Sustentabilidade é tema nacional da Casa Cor 2010

spot_imgspot_img

Em Florianópolis a Casa Cor acontece em março.

Em menos de dois meses o público catarinense poderá conferir a vinda do maior evento de decoração, arquitetura e paisagismo das Américas para Santa Catarina. A CASA COR terá o Centro Integrado de Cultura (CIC) de Florianópolis como palco para a edição catarinense, a primeira de 2010, que iniciará as mostras por todo o Brasil.

Para este ano, o público pode esperar ser surpreendido pelo trabalho dos mais de 100 arquitetos, paisagistas, designers e decoradores envolvidos. Em 2010 os organizadores estão focados na sustentabilidade, com o tema nacional “Sua casa, sua vida, mais sustentável e feliz”.É por isso que o grupo Casa Cor firmou parcerias com empresas como a Sustentax, para aprimorar a atuação de arquitetos, paisagistas, decoradores e designers com práticas que favoreçam o meio ambiente.

O trabalho pretende fazer com que os que os envolvidos com a mostra catarinense incorporem a responsabilidade socioambiental por meio de um processo de reeducação do mercado, informando sobre as práticas mais indicadas, com impactos positivos também no aprimoramento profissional e no reconhecimento do público em geral.Além das inovações no design e nas cores, a CASA COR Santa Catarina propõe uma adaptação de comportamento. O conceito adotado este ano envolve inovação arquitetônica, artística e sustentabilidade. Outro grande desafio é o de provar que é possível criar ambientes sustentáveis sofisticados, confortáveis e de bom gosto.A primeira meta é reduzir o lixo em 70% e, para alcançar o objetivo simbólico do selo Lixo Zero, os materiais descartados serão separados em categorias. A elaboração dos projetos leva em conta a utilização dos materiais após o uso, no chamado design reverso.A incorporação da sustentabilidade ao evento envolve o uso de materiais ecologicamente corretos na preparação dos espaços, orientação aos expositores, separação e reaproveitamento do material descartado.

Homenagem

Em todas as edições, a CASA COR ganha uma personalidade homenageada. Este ano em todas as franquias será o renomado arquiteto e urbanista Lúcio Costa.Nascido na França, em 1902, o filho de brasileiros em serviço no exterior morou em diversos países. Mas foi no Brasil que estudou pintura e arquitetura, dando início a uma trajetória que mudou os padrões arquitetônicos brasileiros.Em 1938, ao lado de Oscar Niemeyer, Lúcio projetou o pavilhão brasileiro da New York World’s Fair. Na década de 50, venceu o concurso nacional para a elaboração do Plano Piloto de Brasília. Nos anos 60, foi chamado para chefiar a equipe que projetou a recuperação da cidade de Florença, na Itália, após uma enchente. Dentre diversos outros projetos, o arquiteto e urbanista iniciou, em 1969, a elaboração do Plano Diretor da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Em 13 de junho de 1998, faleceu em casa, também no Rio.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img