20.5 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Tarde de dança no Hospital Joana de Gusmão

spot_img

Tarde de dança no Hospital Joana de Gusmão

spot_imgspot_img

Cerca de 100 pessoas, entre pacientes internados, acompanhantes, familiares e funcionários, na tarde de hoje (15.10), assistiram a mostra paralela do evento A Noite é uma Criança – VIII Mostra de Dança Infantil, no auditório do Centro de Estudos Miguel Salles Cavalcanti, no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis. A iniciativa integrou a programação do Mês da Criança da instituição, que trata pacientes de zero a 15 anos de todas as regiões do Estado, em diversas especialidades médicas.

No início da sessão, a diretora geral do evento, Lenise Pavan Gonzaga de Andrade, agradeceu a oportunidade de poder realizar pelo segundo ano consecutivo o lançamento da mostra naquela instituição de saúde. O diretor geral do hospital, o cardiologista pediátrico Maurício Laerte Silva, deu as boas-vindas ao público e enalteceu a importância daquele bonito momento, significativo para a recuperação dos pacientes: “o Dia das Crianças deve ser todos os dias do ano e o mundo delas tem cores, não é cinzento”, definiu o médico.

O Centro Educacional Harmonia, a RB Cia. de Dança e o Studio de Dança do Instituto Estadual de Educação (IEE), de Florianópolis, mais o Grupo Guerreiros da Luz, de São José, levaram um total de 38 bailarinos de diversas idades para se apresentar. Eles interpretaram sete coreografias de balé clássico, dança de salão e estilo livre. Intercalando os números, o palhaço Babão, encarnado pelo artista Sérgio Ricardo da Silva, animou a plateia com piadas, brincadeiras e esculturas de balão, fazendo com que todos cantassem e se divertissem. As crianças também foram presenteadas com doces e guloseimas.

A sessão especial foi dirigida a pacientes internados que não podem sair do ambiente hospitalar, por representar um risco ao seu tratamento. São crianças que precisam evitar exposição a determinadas situações climáticas, ar poluído ou que estão em cadeiras de rodas e até mesmo recebendo medicamento intravenoso. Iniciativas como esta auxiliam no processo de recuperação e, segundo Cláudia Barros de Mattos Silva, chefe do setor de pedagogia e coordenadora do programa de recreação, “quando é criança se apresentando para criança, ocorre todo um sentimento que é único, meio mágico, os pacientes adoram e quem vem se apresentar também sai modificado”.

As oito sessões da mostra oficial de A Noite é uma Criança ocorrerão de 22 a 25 de outubro, no Teatro Governador Pedro Ivo, anexo ao Centro Administrativo do Governo do Estado de Santa Catarina. A edição deste ano tem patrocínio da loja de moda infantil Ai Bai Bia e apoio da Secretaria de Estado da Organização do Lazer (SOL). Mais informações, no site www.mostradedanca.com.br.

Foto: PAULO GOETH – Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img