17.2 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

TCC de aluno da UFSC é destaque na Federação Italiana de Futebol

spot_img

TCC de aluno da UFSC é destaque na Federação Italiana de Futebol

spot_imgspot_img

O trabalho de conclusão de curso “The Reliability and validity of the Carminatti´s test for aerobic fitness in youth soccer players” (“A confiabilidade e validade do teste de Carminatti para condicionamento aeróbio em jogadores jovens de futebol”) – defendido por Anderson Santiago Teixeira, do curso de Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e orientado por Luiz Guilherme Antonacci Guglielmo, professor do Centro de Desportos (CDS) – foi destaque no site da Federação Italiana de Futebol. O estudo foi publicado recentemente no Journal of Strength and Conditioning Research – importante revista científica da área da Educação Física. As informações são da Agecom.

O Grupo de Pesquisa do Laboratório de Avaliação do Esforço Físico (LAEF), que Anderson e Luiz Guilherme integram, tem como principal linha de pesquisa o Desempenho Esportivo, com ênfase no desenvolvimento de estudos que apresentam a aplicação dos resultados obtidos na prática esportiva. O Centro de Desportos em parceria com o Setor Técnico da Federação Italiana de Futebol desenvolvem estudos sobre a avaliação aeróbia e o desenvolvimento da aptidão aeróbia em jovens jogadores de futebol – essas pesquisas são de grande relevância para promover a saúde e melhorar o desempenho do atleta durante a partida. O LAEF e o Laboratório de Metodologia do Treinamento e Biomecânica do Setor Técnico da Federação Italiana de Futebol verificaram a validade e a reprodutibilidade do teste de Carminatti (T-CAR) – popular no Brasil para a avaliação aeróbia de jogadores adultos de futebol –, e os resultados do estudo demonstraram sua eficácia, também, para a avaliação aeróbia de jogadores jovens.

Além de Anderson, atualmente mestrando em Educação Física da UFSC, e do professor Luiz Guilherme, fazem parte da equipe de pesquisa Juliano Fernandes da Silva, Lorival José Carminatti, Naiandra Dittrich e Carlo Castagna.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img