19.2 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

Techs de SC adiam volta ao trabalho presencial, mesmo com avanço da vacinação

spot_img

Techs de SC adiam volta ao trabalho presencial, mesmo com avanço da vacinação

spot_imgspot_img

Razões vão desde a preferência dos funcionários pelo home office até a possibilidade de contratar pessoas de qualquer parte do mundo, o que ajuda a driblar o apagão de mão de obra no setor

Mesmo com o avanço da vacinação contra a Covid-19 em Santa Catarina, onde mais de 70% da população já tomou ao menos a 1ª dose, empresas de tecnologia com sede ou escritório no estado decidiram tornar permanente o home office adotado no início da pandemia ou implementar o modelo híbrido, que mescla alguns dias do expediente ou equipes no escritório e em casa. Há também quem adotou o anywhere office, ou seja, tem pessoas trabalhando de qualquer lugar do Brasil ou no exterior. A decisão envolve empresas de diferentes portes e segmentos, desde a edtech DOT digital group, com cerca de 350 funcionários, até a startup de tecnologias para licitantes Effecti, com pouco mais de 80. 

As razões para não retomarem o trabalho 100% presencial variam. Elas englobam a preferência dos funcionários pelo trabalho remoto junto com uma melhora dos resultados do negócio, além da possibilidade de contratar pessoas de qualquer parte do globo, o que ajuda no enfrentamento ao apagão de mão de obra no setor de tecnologia. 

A empresa de educação digital DOT Digital Group voltará parcialmente ao escritório, em Florianópolis (SC), somente em março de 2022. Esse esquema será adotado porque, hoje, ⅔ dos colaboradores estão em outras cidades, estados ou países. Só no último ano, contratou mais de 150 pessoas remotamente. Pesquisas internas de clima também identificaram que a maioria dos funcionários não quer voltar integralmente ao escritório. Dentre os 130 colaboradores que moram em Florianópolis, por exemplo, apenas seis desejam presencial integralmente. “O DOT conseguiu aumentar a produtividade nesse período 100% home office porque antes da pandemia já permitia aos colaboradores trabalhar de casa, de acordo com preferência e/ou necessidade”, explica o CEO e fundador Luiz Alberto Ferla.  A empresa ainda manteve, nesse período, a média de crescimento apresentada desde 2019, que está entre 40% a 50% ao ano. 

Apesar do trabalho remoto nunca ter feito parte da rotina da companhia antes da pandemia, a WK Sistemas, que tem sede em Blumenau e é referência em softwares de gestão empresarial (ERP), adotará o modelo híbrido. “Nós queremos possibilitar que cada um dos nossos 200 funcionários, baseado nas suas necessidades e especificidades das suas condições, possa fazer a melhor escolha sobre como quer trabalhar”, destaca Cláudia Rutzen, diretora administrativa. Quem voltou ao escritório pode trabalhar com roupas confortáveis, pantufas, chinelos e acompanhado do pet, como em casa. “O perfil do nosso time é bastante jovem, e muitos produzem melhor fora do escritório. Nós percebemos que a opção foi e é muito aderente, então, entendemos que o formato funcionou para todos”, complementa Cláudia.

 A GeekHunter, empresa de recrutamento especializada na contratação de profissionais de tecnologia, decidiu manter o trabalho remoto porque ele ampliou o acesso a profissionais de TI. “O modelo remoto faz muito sentido no segmento de tecnologia, pois essa flexibilidade é um diferencial para reter talentos. Além disso, o trabalho em home office aumentou a performance do time”, diz Tomás Ferrari, CEO e fundador da GeekHunter. Diante disso, a startup acabou optando por fechar sua sede em Florianópolis (SC). Hoje, tem em torno de 100 colaboradores, 40% deles fora da capital catarinense, em diferentes estados. A ideia da empresa é ter encontros presenciais a cada trimestre no fim da pandemia.

Empresas precisam garantir todos na ‘mesma página’

Renato Navas, head de People Success da Pulses, plataforma que tem soluções de clima organizacional, destaca que as empresas que adotarem modelos híbridos precisam garantir que as pessoas que trabalham remotamente tenham a mesma experiência de quem está na sede da empresa.  “Ter rituais de feedbacks 1:1, criar squads online onde os colaboradores possam organizar projetos ou até buscar parcerias com coworkings da cidade onde a pessoa mora são ações interessantes para gerar um senso de humanização no trabalho e fomentar vínculos e relacionamentos”, aconselha Navas.  

Nesse sentido, a Effecti criou rituais de encontros e uma agenda com espaços para reuniões de líderes e equipe e workshops all hands. A startup já contava com profissionais trabalhando em outros estados antes da pandemia. Por conta disso, aderiu facilmente ao conceito de anywhere office e ampliou a equipe em 80% neste ano, somando 82 funcionários. O plano da empresa é manter o formato híbrido após a vacinação completa por vários fatores, que vão desde a liberdade de escolha do funcionário até o aumento na produtividade e engajamento dos profissionais. “No início da transição, fizemos pesquisas e planos de alinhamento. A partir disso, criamos nosso próprio Manual de Boas Práticas para otimizar rotinas e adequar a equipe ao novo modelo”, explica Candice de Almeida, Head of People da startup.

Foto: CEO do DOT Digital Group, Luiz Alberto Ferla, trabalhando de casa.Crédito: DIVULGAÇÃO 

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img