18.1 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Técnica de pintura em ovos é resgatada em Santa Catarina

spot_img

Técnica de pintura em ovos é resgatada em Santa Catarina

spot_imgspot_img

Técnica será demonstrada em oficina na Mostra ArteCatarina

Com traços finos e muita coordenação é que Silva Pujol, artista plástica e artesã de Pomerode, cria em ovos verdadeiras obras primas com fortes identidades. Ainda mais com o desafio de criar formas geométricas em superfícies ovais.

O gosto pela pintura em cascas de ovo surgiu na infância com a família que segue a tradição trazida pelos imigrantes. O trabalho começa com a diluição de massa corrida em água. Ela cobre os ovos esvaziados com a massa, espera secar e lixa com a ajuda de uma lixa e um pano úmido para tirar o excesso do pó. Depois, a partir do centro do ovo, Silvana faz traços com grafite para servir como molde. A partir daí, entram em cena o talento e a imaginação do artista.

“É uma arte que aprendemos com as nossas avós e tias desde os dois anos de idade”, afirma a artista que dedica-se a esta arte há mais de 40 anos.

Silvana já pintou em vários tipos de cascas, de galinha, de ganso, e até mesmo de lagartixa. As peças pintadas são vendidas pelo mundo todo. Há algum tempo, a artesã passou a decorar ovos de lagartixa, que têm no máximo 1 cm.

Apesar de pouco conhecida entre os brasileiros, a arte em ovos de avestruz é uma tradição respeitada em Israel e em países africanos, onde a ave de grande porte é nativa. Os primeiros relatos de trabalhos em ovos datam do século 17, quando viajantes europeus, recém-chegados à África do Sul, registraram em tribos locais a utilização de ovos pintados como objetos decorativos e cantis.

A arte também difundiu-se na cultura judaica, quando Israel tornou-se importante criador de avestruz. No Brasil, o artesanato em ovos de avestruz é difundido aos poucos.

Nos próximos dias 14 e 15 a artista estará em Florianópolis realizando oficinas demonstrativas na 2ª Mostra Aroma, Sabor e ArteCatarina, que está sendo realizada pelo Sebrae no vão central do Beiramar Shopping. Os interessados em conhecer a técnica e os trabalhos da artista podem comparecer ao local, pois as oficinas são gratuitas e serão realizadas das 14 às 20 horas. Mais informações: (48) 3223.4647.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img