Temporada de pesca começa com lanço de duas toneladas de tainha no Campeche

GeralTemporada de pesca começa com lanço de duas toneladas de tainha no...

Roda de Timbau Floripa tem oficina gratuita com María Paz neste sábado (26)

Oficina gratuita de timbau com a percussionista chilena María Paz neste sábado (26), das 15h às 16h45, no Instituto Arco Íris, Centro de Florianópolis.

Exposição Movimento Nara Evangeline de Renata Gordo abre em 8 de outubro em Florianópolis

Renata Gordo inaugura “Movimento Nara Evangeline” em 8/10 na Galeria Pedro Paulo Vecchietti, no Centro de Florianópolis, em diálogo com Nara Guichon.

Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis começa com ação para 45 mil alunos

Mostra das Escolas abre a 25ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis nesta sexta (25); meta de mais de 45 mil alunos com sessões gratuitas.

Festival Som em Movimento encerra circuito 2026 no Shopping Itaguaçu neste sábado (26)

Última etapa do Festival Som em Movimento, do SESI CULTURA/SC, é sábado (26), às 15h, na praça de alimentação do Shopping Itaguaçu, em São José; entrada gratuita.

Compartilhe

O período de pesca artesanal e industrial começou nesta quarta-feira,15, com a captura de duas toneladas de tainha na praia do Campeche, no Sul da Ilha de Santa Catarina. A grande quantidade de peixes logo no primeiro dia animou os pescadores, que esperam obter sucesso superior ao ano passado, quando foram pescadas apenas 280 toneladas (a pior safra em duas décadas); em 2011, foram 850.Todas as embarcações catarinenses registradas no Ministério da Pesca e Aquicultura foram licenciadas para pesca da tainha. A temporada de pesca vai até o dia 30 de julho. As informações são da rádio CBN/Diário.

O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, diz que apesar da expectativa da abertura da safra no dia 1º de maio, como os pescadores solicitaram, a normativa interministerial, envolvendo os ministérios da Pesca e Aquicultura e o do Meio Ambiente, só permitiu a pesca a partir desta quarta-feira. Ele lembra que Santa Catarina, apesar de contar com pouco mais de 1% da área do Brasil, é o maior produtor nacional de pescados.

Rodrigues adianta ainda que para evitar confrontos entre pescadores e surfistas foi realizada uma reunião na segunda-feira, 14, no Ministério Público Estadual, com a participação das federações dos pescadores e dos surfistas, em que ficou acordado que nas praias do Pântano do Sul, Mole, Joaquina e Santinho, os surfistas serão avisados pelos olheiros se há peixe ou não. “Se tiver peixe, os surfistas não irão para o mar. Esse foi o acordo”, explica.

A pesca de arrasto de praia pode ocorrer até 800 metros da praia e 300 metros dos costões. A rede de caça de malha só pode pescar a partir de 800 metros da praia. Em relação às boias de sinalização, o secretário informa pedido foi realizado fora do prazo para atender a safra deste ano, mas como há uma previsão de aquisição de 4 mil boias para sinalização da maricultura em 2014 um número limitado será cedido para as colônias de pescadores.

Em Santa Catarina há 36 colônias de pescadores e a comunidade local, pescadores e turistas fazem um mutirão nas praias catarinense para recolherem a tainha. A tainha é uma pescaria de ventos, sobe o litoral com o vento sul e encosta nas praias com o vento nordeste e dai os pescadores entram em ação. As tainhas veem da Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul, e vão até o litoral carioca em busca de águas mais quentes para desovar. Quase 70 % das tainhas são capturadas no litoral catarinense.