26.6 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Terça-feira com condições de nevoeiros e temperaturas em elevação em SC

spot_img

Terça-feira com condições de nevoeiros e temperaturas em elevação em SC

spot_imgspot_img

Nesta terça-feira, 5, persiste a condição de nevoeiro marítimo de Florianópolis ao Litoral Norte, onde o sol aparece pouco. Nas demais regiões, sol com aumento de nuvens no decorrer do dia. A temperatura segue elevada em boa parte do Estado, permanecendo mais baixa nas áreas com nevoeiro. O vento sopra de nordeste a noroeste, fraco a moderado, com rajadas. As informações são da Epagri/Ciram

Mudança no tempo

Já na quarta-feira, 6, o tempo começa a mudar em Santa Catarina, com a chegada de uma frente fria. O céu estará encoberto com condições de chuva em todas as regiões. Na madrugada e manhã, risco de temporal com rajadas intensas de vento (próxima e acima de 60km/h),  especialmente no Oeste. No fim do dia, o tempo melhora em boa parte do Estado. As temperaturas estarão em declínio.

Maré seca na costa catarinense nos próximos dias

Até a quinta-feira, 7,  teremos a ocorrência de maré baixa (maré seca) na costa catarinense. A maré baixa resulta na atuação persistente de vento do quadrante norte que provoca o afastamento da água do mar da costa, associada à influência da lua Nova que resulta em valores mais baixos de marés (maré de sizígia).

Outros fenômenos associados à maré seca são a ressurgência e o nevoeiro marítimo. A ressurgência é a entrada de águas mais frias e ricas em nutrientes vinda do fundo do mar e favorece pesca. A ressurgência pode estar intensificando os nevoeiros marítimos que estão ocorrendo na costa catarinense nos últimos dias. Eles são mais persistentes no final das madrugadas, início das manhãs e fim do dia, em condições de vento calmo e diminuição da temperatura. A presença de nevoeiro prejudica a visibilidade, oferecendo risco à navegação.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img