27.5 C
fpolis
terça-feira, abril 23, 2024
Cinesystem

Terreno com rachaduras é avaliado em Florianópolis

spot_img

Terreno com rachaduras é avaliado em Florianópolis

spot_imgspot_img

Terreno com rachaduras é avaliado em Florianópolis
Professores e estudantes da Udesc começaram levantamento de dados.
Professores e estudantes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) começaram, na manhã desta sexta-feira, o levantamento de dados para elaborar um laudo sobre a situação de um terreno que apresenta rachaduras na Costa de Cima, no Pântano do Sul, em Florianópolis.

Na terça-feira, 27 pessoas de 14 residências tiveram que deixar suas casas devido ao risco iminente de deslizamento, de acordo com laudo providenciado pela Defesa Civil do município.

Trabalham no monitoramento quatro professores dos laboratórios de Geoprocessamento e Cartografia e Geologia e Mineralogia da Udesc, além de um professor de Geomensura do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-SC). Eles são auxiliados por seis acadêmicos da universidade.

GPS

Nesta sexta-feira, foi instalado no local um GPS geodésico, equipamento para medir o deslocamento do solo. Ainda esta tarde deverá ser instalado um pluviômetro para avaliar a quantidade de chuva no terreno.

Não há previsão para a emissão do laudo. Se, durante a leitura dos dados, o solo sofrer deslocamentos, o monitoramento levará mais algum tempo. Uma medição prévia realizada pelos pesquisadores entre terça e quinta-feira não registrou movimentação.

As pessoas que precisaram deixar suas casas estão em residências de parentes.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img