“Tour Expresso Rural e Camerata Florianópolis” leva shows ao público de Santa Catarina, com a  força de dois  grandes nomes da cultura catarinense

Variedades"Tour Expresso Rural e Camerata Florianópolis" leva shows ao público de Santa...

Roda de Timbau Floripa tem oficina gratuita com María Paz neste sábado (26)

Oficina gratuita de timbau com a percussionista chilena María Paz neste sábado (26), das 15h às 16h45, no Instituto Arco Íris, Centro de Florianópolis.

Exposição Movimento Nara Evangeline de Renata Gordo abre em 8 de outubro em Florianópolis

Renata Gordo inaugura “Movimento Nara Evangeline” em 8/10 na Galeria Pedro Paulo Vecchietti, no Centro de Florianópolis, em diálogo com Nara Guichon.

Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis começa com ação para 45 mil alunos

Mostra das Escolas abre a 25ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis nesta sexta (25); meta de mais de 45 mil alunos com sessões gratuitas.

Festival Som em Movimento encerra circuito 2026 no Shopping Itaguaçu neste sábado (26)

Última etapa do Festival Som em Movimento, do SESI CULTURA/SC, é sábado (26), às 15h, na praça de alimentação do Shopping Itaguaçu, em São José; entrada gratuita.

Compartilhe

Duas grandes expressões culturais estão juntas novamente para algo inédito: uma turnê em Santa Catarina. O “Tour Expresso Rural e Camerata Florianópolis” vai rodar por regiões catarinenses com o melhor da produção musical em grandes shows, e a primeira cidade a receber os artistas será Joinville. O encontro no Norte catarinense será no dia 29 de novembro, às 20h30, no Teatro da Liga. Até o final de 2023 a turnê passará por Florianópolis, no Teatro do Ademir Rosa (CIC) e por Lages. A segunda etapa desta grande produção acontecerá em março de 2024. O projeto foi viabilizado pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC), do Governo do Estado, via Fundação Catarinense de Cultura.

Os fãs da Camerata e do Expresso vão assistir um show revisitado, sem perder  a essência da união e a qualidade musical que é conhecida por grande parte do público catarinense. E claro, muitas novidades. O espetáculo foi ampliado e terá novos arranjos e a  inclusão de novas músicas do Grupo.  

Uma das canções mais esperadas, “Certos Amigos”, recebeu arranjos novos do pianista, compositor e diretor  musical, Luiz Zago. Outras duas novas músicas passam a fazer parte do setlist do show: “Lua Cirandeira”, de Daniel Lucena, feita 1981 e inédita, e  “Cheiro de Mato”, de Zeca Petry e Silênio Oliveira. E duas músicas  lançadas e gravadas em 2017  no DVD em parceria “Camerata Florianópolis  e Expresso Rural”  também fazem parte do show: “Nosso Tempo foi Assim”  e  “Brincadeira de Quintal”.  As demais músicas são todas aquelas que o Expresso se consagrou ao longo de mais de 30 anos de carreira e que o público sempre pede e espera que sejam tocadas.  

No show, uma homenagem que certamente vai emocionar o público.  Um dos fundadores do Grupo Expresso Rural, Daniel Lucena, que faleceu durante a pandemia,  vai estar representado pela sua sobrinha, a cantora Manoela Lucena,  que fará participação especial para relembrar o tio e toda a sua ligação profissional e afetiva com o Expresso Rural.

“Sua contribuição para a cena musical de Santa Catarina é inestimável, deixando um legado de músicas, poesias e canções. É com imensa honra e gratidão que faço parte da “Turnê Camerata e Expresso Rural”, onde tenho a oportunidade de compartilhar o palco com talentosos artistas que admiro. Estou radiante com esse convite! Tenho certeza de que essa turnê será um momento especial, capaz de emocionar gerações inteiras!” diz Manoela Lucena.

A regência é do maestro Jeferson Della de Rocca, que conduz a orquestra em todos os encontros musicais com o Expresso Rural ao longo de mais de 10 anos. A produção geral  de turnê é da empresária Eveline Orth, que idealizou o projeto. 

Outra novidade do Expresso Rural é a mudança de marca  do grupo, mostrando a continuidade do projeto musical, mas  com  a evolução para atualizar o trabalho com as tendências futuras. “Estamos atentos aos novos tempos e o Expresso quer seguir  uma linha de modernidade para se comunicar com os públicos de todas gerações”, afirma Zeca Petry.  Ele também salienta  que a nova  marca chega num momento muito especial, marcando a realização do Tour com a Camerata. “Estamos felizes  com tudo que está acontecendo e com grande expectativa para encontrar e reencontrar o público em Santa Catarina”, acrescenta Zeca. 

Para o maestro Jeferson Della Rocca realizar essa turnê ao lado de um grupo tão consagrado como o Expresso, é muito gratificante. “Ficamos muito felizes em participar deste projeto que proporcionará muita alegria por onde passar. A Camerata já rodou diversos municípios e se sente muito honrada em levar a música clássica e também a popular para o público catarinense, ainda mais ao lado desse grupo maravilhoso. Democratizar a cultura é uma realização e um dever de todos”, afirma Della Rocca. 

Os ingressos têm preços populares de 10 e 5 reais ( inteira e meia entrada) e  podem ser adquiridos em ticketcenter.com.br  (Joinville) e diskingressos.com.br  (Florianópolis).

Segundo Eveline Orth, proprietária da empresa Orth Produções que idealizou o “Tour Expresso Rural e Camerata Florianópolis”,  o projeto foi muito bem  recebido pelas empresas que,  através do Programa de Incentivo à Culturas (PIC), aderiram com recursos do ICMS devido ao Estado. São parceiras do projeto as seguintes empresas patrocinadoras: TIROL, FORT ATACADISTA, TIGRE e SULGESSO. E as empresas apoiadoras OXFORD E HAVAN.  “As empresas contribuem de forma expressiva para que o público tenha acesso a espetáculos de qualidade, com ingresso de valores acessíveis, acreditando no PIC e nos projetos de incentivo e na cultura catarinense”, afirma Eveline.

A definição das datas e o anúncio das demais cidades que integram o projeto serão divulgadas de acordo com a evolução da turnê.

SERVIÇO

O QUÊ? “TOUR EXPRESSO RURAL E CAMERATA FLORIANÓPOLIS”

QUANDO, ONDE e HORÁRIO? 

29  de  Novembro – Teatro da Liga  – 20h30 –  JOINVILLE  

01 de Dezembro – Teatro Ademir Rosa (CIC) – 20h30 – FLORIANÓPOLIS

INGRESSOS? ticketcenter.com.br  Joinville e diskingressos.com.br – Florianópolis
QUANTO? 10,00  e 5,00 reais (inteira e meia entrada)

OS INGRESSOS ESTARÃO  À VENDA  A PARTIR DESTA TERÇA (21/11)  EM JOINVILLE e a partir de quarta (22/11) FLORIANÓPOLIS

COMPOSIÇÃO GRUPO EXPRESSO RURAL

Zeca Petry (violão 12, nylon, guitarra banjo e voz)

Jack Moa (violão aço e voz)

Robson Dias (baixo e voz)

Ricardo Malalgoli (bateria)

FOTOS

Tóia Oliveira