23.3 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Transtorno Bipolar é tema de debate na Livrarias Catarinense

spot_img

Transtorno Bipolar é tema de debate na Livrarias Catarinense

spot_imgspot_img

O Transtorno Bipolar, que já foi conhecido como psicose maníaco-depressiva, é caracterizado pela alternância de fases de depressão e de hiperexcitabilidade. Porém, ele não pode ser confundido com as alterações de humor motivadas por dificuldades cotidianas e momentos de stress, uma vez que essas situações são momentâneas e tendem a desaparecer na medida em que os problemas são resolvidos ou amenizados.

Sendo uma das doenças psíquicas que se considera mais bem caracterizadas pelo saber médico e que incide sobre 1,5% da população mundial, ganhou destaque nos últimos anos o controle de seus sintomas por meio de psicofármacos.

Buscando esclarecer as dúvidas e tornar de conhecimento público informações sobre essa doença é que a Livrarias Catarinense e o psicanalista Yuri Amado realizam no próximo dia 26 de novembro, na Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping mais um Estudo de Caso, desta vez com o tema Transtorno Bipolar.

As crises ou episódios variam de uma pessoa para outra, tanto em intensidade quanto em duração. Segundo Yuri, a doença pode se manifestar em qualquer idade, inclusive nas crianças, porém talvez pela dificuldade em identificá-la, se manifesta em grande parte em adultos, com maior incidência entre os 15 e 25 anos.

“Enquanto que para uma vida normal, é de se esperar que uma pessoa manifeste alegria em situações que a alegram e tristeza em situações que a abalam, em um indivíduo com um quadro de transtorno afetivo bipolar, estas reações são desproporcionais ou inadequadas”, afirma Yuri Amado.

Há diversas possibilidades de manifestação desta instabilidade de humor, especialmente no que se diz respeito à natureza do período depressivo, no qual muitas vezes, não há o relato de uma tristeza por parte do paciente, mas sim de sintomas análogos, como uma expressão corporal retraída, ou uma queda brusca das defesas do sistema imunológico.

Já a apresentação dos períodos de euforia, é muito mais clara, envolvendo: auto-estima inflada, sensação de ser mais e melhor que os outros; necessidade de sono diminuída; perda da inibição social, falta de crítica para com as situações ridículas e vexatórias; fuga de idéias; aumento da atividade dirigida a objetivos sociais, no trabalho, na escola ou sexualmente; agitação psicomotora; envolvimento excessivo em atividades prazerosas com um alto potencial para insensatez, perigo, inconseqüência, como por exemplo, envolvimento em compulsão para compras, indiscrições sexuais ou investimentos financeiros tolos, entre outros.

“Além de esclarecer dúvidas irei apresentar o desenvolvimento do tratamento de um paciente na Argentina, com pormenores da singularidade constitutiva das idéias que elaboraram um caso real enquadrado como de transtorno afetivo bipolar”, completou o psicanalista.

O encontro é gratuito e aberto ao público será realizado a partir das 19 horas na Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping, na rua Bocaiúva, nº 2468, Centro – Piso Joaquina. Mais informações: (48) 3271.6000.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img