21.3 C
fpolis
terça-feira, abril 23, 2024
Cinesystem

Transtornos da Conduta Alimentar na Nutrologia Médica’ será lançado em Florianópolis

spot_img

Transtornos da Conduta Alimentar na Nutrologia Médica’ será lançado em Florianópolis

spot_imgspot_img

A Médica Nutróloga, Maria Del Rosario Zariategui De Alonso, lança no próximo dia 11 de novembro, na Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping, sua nova obra intitulada Transtornos da Conduta Alimentar na Nutrologia Médica.

O livro aborda aspectos de diagnóstico, tratamento e prevenção dentro da prática clínica da nutrologia e a busca incessante pelo corpo perfeito que colabora para elevar a quantidade de Transtornos da Conduta Alimentar. É dirigido a médicos, estudantes, psicólogos, nutricionistas, enfermeiras, professores de atividade física, profissionais da área da saúde, professores e pais.

De acordo com Dra Zariategui, o livro foi elaborado para ser uma ferramenta de fácil utilização no diagnóstico, tratamento e prevenção de pacientes com transtornos da conduta alimentar, como a anorexia nervosa, a bulimia nervosa e o transtorno da compulsão alimentar periódica. “A obra também visa informar sobre os outros distúrbios como a síndrome do comer noturno, a tríade da atleta, a ortorexia nervosa e a vigorexia nervosa. Também esclarece sobre os novos termos, manorexia, drunkorexia e diabulimia que continuam aparecendo na internet”, diz.

O leitor pode ter um exemplo de como as pessoas se sentem com a doença e quais elementos consideram como fundamentais no tratamento, acompanhando o capítulo sobre Prevenção e as Cartas das pacientes. “A carta de Fabiana e de Ana, nomes fictícios, são bons exemplos. Embora sejam somente dois depoimentos editados, comprovei ao longo de minha carreira quão importantes eram esses fatores para a grande maioria das pessoas portadoras de anorexia nervosa”, explica.

“É importante informar sobre a existência e a realidade desses quadros na atualidade e esclarecer como diagnosticar e tratar em forma abrangente e dentro das equipes multidisciplinares e interprofissionais”, explica a médica. “Também é importante dentro da prevenção o que está sendo realizado na atualidade, e como os médicos, profissionais da área da saúde, professores, pais, familiares e amigos podem ajudar”, diz.

Sobre a autora

Maria Del Rosario Zariategui De Alonso, nasceu em Buenos Aires, Argentina. Graduada e formada como médica e especialista em nutrição pela Faculdade de Medicina da Universidade de Buenos Aires. Com experiência clínica institucional e particular na área dos transtornos alimentares, junto a equipes multidisciplinares e interprofissionais de saúde. Primeira médica nutróloga do Estado de Santa Catarina, no Brasil. Atualmente mora em Florianópolis e é Diretora, membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Nutrologia, ABRAN.

Sobre o lançamento

Transtornos da Conduta Alimentar na Nutrologia Médica (Ed. Alternativa; R$ 75,00; 204 págs.) tem lançamento e sessão de autógrafos no dia 11 de novembro a partir das 19 horas na Livrarias Catarinense, no Beiramar Shopping, rua Bocaiúva, nº 2468, piso Joaquina, em Florianópolis. Mais informações (48): 3271.6000.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img