20.6 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Triatletas transplantadas encaram Ironman 70.3 de Florianópolis com patrocínio oficial da EMS

spot_img

Triatletas transplantadas encaram Ironman 70.3 de Florianópolis com patrocínio oficial da EMS

spot_imgspot_img

O trio busca, por meio de revezamento, incentivar a doação de órgãos no Brasil

22 de abril de 2022 – Três amigas brasileiras participarão da competição Ironman 70.3 que acontece no próximo domingo (24), na Praia dos Ingleses, em Florianópolis (SC), como as primeiras transplantadas a realizarem uma prova desse tipo no País. As triatletas Patrícia Fonseca, transplantada de coração, Priscilla Pignolatti e Débora Reichert, transplantadas de rins, são patrocinadas pelo laboratório farmacêutico EMS e convidadas pelo Ironman a fazer história. Juntas, elas levarão para a disputa a mensagem sobre a importância da doação de órgãos.

“A EMS está comprometida com a causa da doação de órgãos por enxergar que vai ao encontro da nossa missão de cuidar das pessoas. Desejamos excelente prova às nossas já vitoriosas atletas e que o exemplo de perseverança e amor ao próximo que elas simbolizam motive cada vez mais novos doadores”, ressalta Silvia Lopes, diretora adjunta da unidade de Non Retail da EMS.

A executiva conta, ainda, que este é o terceiro ano consecutivo que a empresa apoia o trio e antecipa o que vem por aí. “Aproveitamos para anunciar que seremos, com orgulho, os patrocinadores das três atletas nas Olimpíadas de Transplantados, que ocorrerá em abril de 2023, na Austrália”, acrescenta.

Patrícia Fonseca é medalhista em competições internacionais e fundadora do Instituto Sou Doador. Ela abrirá o revezamento na modalidade de natação. Priscilla Pignolatti, que participará da prova de ciclismo, e Débora Reichert, da corrida, também colecionam vitórias em provas esportivas internacionais e são ativistas e membros do mesmo Instituto.

O modelo de participação de Patrícia, Priscila e Débora, por revezamento, não será por acaso: elas querem simbolizar o poderoso gesto da doação de órgãos e tecidos, em que cada indivíduo vive a sua vida, cumpre o seu percurso e, ao final, tem a oportunidade de “passar o bastão” para que um outro trajeto continue.

A Ironman 70.3 é uma das maiores provas de triatlo do mundo. Com início às 6h30 da manhã, 1.750 atletas de 21 países vão enfrentar provas com 1,9 quilômetro de natação, 90 quilômetros de ciclismo e 21,1 quilômetros de corrida. Florianópolis abre a temporada de cinco etapas da competição, previstas para ocorrerem em outras capitais do Brasil ao longo de 2022.

Transplante no Brasil

De acordo com a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), há atualmente cerca de 48 mil pacientes na lista de espera para receber um órgão no Brasil. As cirurgias de rins e fígados reúnem o maior número de pacientes nessa relação, com risco elevado de mortalidade. Os dados da ABTO mostram que houve uma redução de 17% em 2021 no número de doadores efetivos em comparação com 2019. Outro índice importante neste cenário é a taxa de recusa familiar, que voltou a subir ao patamar de 42% em 2021. No Brasil, a doação de um órgão, por doador falecido, só pode ser realizada mediante alguns critérios, como, por exemplo, a confirmação de morte encefálica e a autorização da família e, por isso, é importante estimular as discussões sobre esse tema.

A EMS é o laboratório farmacêutico com o maior portfólio do país de medicamentos imunossupressores, usados para combater a rejeição de órgãos transplantados. É também pioneira e única empresa da América Latina a exportar o imunossupressor Ciclosporina Microemulsão para a Europa.

Histórico de apoio a práticas esportivas

Os investimentos em diversas realizações esportivas pelo Brasil fazem parte do histórico de reponsabilidade social da EMS. Além do apoio a equipes profissionais dentro do vôlei, do futebol, do automobilismo e do basquete, a empresa tem patrocinado eventos esportivos de destaque, como o Rio Open, além de iniciativas voltadas à prática do esporte amador, incluindo caminhadas, etapas tradicionais de corrida de rua e outras ações direcionadas à promoção da qualidade de vida e bem-estar.

A EMS ainda patrocina, desde 2017, o projeto “Tênis para todos”, que oferece aulas semanais gratuitas da modalidade para alunos regulares da rede pública de ensino da cidade de Hortolândia (SP), onde está localizada uma de suas plantas fabris. O objetivo é colocar esses estudantes em contato com uma nova prática, além de reconhecer e motivar jovens talentos no esporte. Em 2020, a EMS construiu e doou para Hortolândia a primeira quadra com medidas oficiais de tênis, para ser utilizada pelo projeto e também pela população.

Sobre a EMS

A EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil, líder de mercado há 16 anos consecutivos, pertence ao Grupo NC. Com 58 anos de história e mais de cinco mil colaboradores, atua nos segmentos de prescrição médica, genéricos, medicamentos de marca, OTC e hospitalar, fabricando produtos para praticamente todas as áreas da Medicina. Tem presença no mercado norte-americano com a sua controlada Vero Biotech, localizada em Atlanta, Geórgia (EUA), por meio da qual a EMS obteve em 2019 a aprovação de seu primeiro produto revolucionário, fruto de inovação radical, submetido à FDA (EUA), posicionando o laboratório como uma empresa inovadora no mercado global. A EMS também investe consistentemente em inovação incremental, em genéricos de alta complexidade e é uma das acionistas da Bionovis, de medicamentos biotecnológicos – considerados o futuro da indústria farmacêutica. A empresa possui unidades produtivas em Jaguariúna (SP); em Brasília (DF); em Hortolândia (SP), onde funcionam o complexo industrial, incluindo o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento, um dos mais modernos da América Latina, e a unidade totalmente robotizada de embalagem de medicamentos sólidos; e conta também com a Novamed, localizada em Manaus (AM), uma das maiores e mais modernas fábricas de medicamentos sólidos do mundo. Na Sérvia, possui a farmacêutica Galenika, adquirida em 2017 como parte do processo de internacionalização da companhia. A EMS exporta para 55 países e tem, na Itália, o laboratório de pesquisas MonteResearch. A empresa mantém um histórico consistente de iniciativas sociais, culturais, ambientais e esportivas dentro e fora do país como uma forma concreta de também promover saúde e qualidade de vida.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img