18.1 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Turismo de qualidade o ano inteiro em Florianópolis

spot_img

Turismo de qualidade o ano inteiro em Florianópolis

spot_imgspot_img

Florianópolis – Capital de Santa Catarina – é nacionalmente conhecida pelas suas belas praias e lagoas. É o destino de milhares de turistas – brasileiros e estrangeiros – todos os Verões. Mas o que muita gente não sabe é que a cidade é também excelente destino para viagens nas outras três estações. Na chamada baixa estação, o turista pode usufruir de maneira plena de todos os serviços oferecidos, já que o fluxo de visitantes é menor. A cidade é reconhecida pela alta qualidade de seus hotéis, restaurantes e casas noturnas. São estabelecimentos de alto padrão, preparados para receber turistas de todo o mundo.

Passar alguns dias em Florianópolis mesmo na baixa temporada, é uma experiência inesquecível. As paisagens, já tão bonitas, ficam ainda mais deslumbrantes com o mágico sol da estação. É nesta época do ano que se contempla o mais belo pôr do sol, espetáculo que acontece sob o principal cartão postal da cidade: a Ponte Hercílio Luz. Com temperaturas amenas e agradáveis durante o Inverno – entre 17ºC e 23 (e picos de 28ºC) – é possível curtir as 42 praias, com direito até a um gostoso banho de mar. Há praias para todos os gostos: com mar calmo ou agitado, ideal para a prática de surfe.

Ao Norte da Ilha ficam as praias de águas mais tranqüilas e quentes, como Daniela, Forte, Jurerê e Ponta das Canas. A praia de Jurerê Internacional é um atrativo à parte, com suas ruas arborizadas e mansões em estilo americano. Ao Sul estão as praias de águas mais frias e com ondas, e onde a natureza pode ser admirada de forma mais intocável. Boas dicas são passeios nas praias do Campeche, Morro das Pedras, Armação, Matadeiro, Pântano do Sul e Solidão. No caminho, vale a pena conhecer a Lagoa do Peri, um santuário ecológico.

Rumo ao Leste, o turista vai conhecer o “lado” mais badalado da Ilha. É onde está a famosa Lagoa da Conceição, destino obrigatório dos visitantes. No local é servida a deliciosa seqüência de camarão. No mesmo caminho estão as praias da Joaquina, Mole, Barra da Lagoa e Moçambique. Uma paradinha nos restaurantes que ficam ao longo do canal da Barra vale a pena!

Para quem busca conhecer um pouco da história da cidade através de sua arquitetura, a visita deve se estender aos bairros de Santo Antônio de Lisboa e Ribeirão da Ilha. Neles é possível admirar o casario açoriano preservado e o dia-a-dia dos nativos, que ainda preservam costumes dos colonizadores açorianos, como a renda de bilro. Nestes dois bairros é possível ainda degustar uma iguaria que é unanimidade entre os turistas: as ostras. Produzidas no próprio local – Florianópolis é o maior produtor do país, com cerca de 80% do total – o prato é fresco, gostoso e acessível.

Para conhecer a Ilha de outro ângulo – do mar – existem passeios de barco e scuna, que levam inclusiva aos fortes históricos. Com um pouco de sorte, o passeio pode ser brindado com a visita de golfinhos. No centro da cidade ficam outras atrações irresistíveis ao bom turista: catedral (de 1753), a Praça XV com a sua centenária figueira, o Palácio Cruz e Souza, Largo da Alfândega, Mercado Público e o calçadão. Dentro do Mercado Público está o charmoso bar Box 32, um dos bares mais tradicionais da cidade.

Para quem busca aventura e esportes radicais, a Região da Grande Florianópolis oferece muitas opções. O turista pode optar por trilhas, canoagem, surfe, windsurfe, rafting, arborismo, surfe nas dunas, rapel, cavalgada, parapente, entre outros.

Quando a noite cai, uma outra Florianópolis surge: a festeira. O morador da Ilha é boêmio e gosta de boa música e comida. Prova disso, é que há opção de casas noturnas para todos os dias da semana. O agito se concentra principalmente na Lagoa da Conceição, onde se localizam vários bares. Há opções para todos os gostos: shows de rock, MPB, forró, samba, pagode, blues, música latina, entre outros.

A cidade conta ainda com excelentes danceterias – a maioria no centro da cidade e bairros próximos – onde milhares de jovens reúnem-se nos finais de semana para curtir o melhor da música eletrônica e bandas. Florianópolis também é conhecida por ser um dos destinos preferidos pelo público GLBTS. A cidade acolhe sem preconceitos a diversidade sexual e oferece várias casas noturnas específicas para este público.
Seja qual for a programação, uma coisa é certa: quem vem, se apaixona e que voltar sempre!

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img