16.5 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Udesc pode ter o primeiro doutorado em fisioterapia do Sul do Brasil

spot_img

Udesc pode ter o primeiro doutorado em fisioterapia do Sul do Brasil

spot_imgspot_img

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) aprovou na sessão desta quinta-feira, 26, a criação do Doutorado em Fisioterapia. O curso deverá ser oferecido pelo Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), unidade da Udesc no bairro Coqueiros, em Florianópolis, que já mantém cursos de graduação e mestrado na área. O novo doutorado seria o primeiro do Sul do Brasil em Fisioterapia. As informações são da Assessoria de Imprensa da Udesc.

A aprovação no Consuni conclui a tramitação da proposta em todas as instâncias internas da Udesc. A implantação do doutorado depende agora de aval da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do Ministério da Educação (MEC) que regula os cursos de pós-graduação no País. Se tudo correr dentro do esperado, é possível que a primeira turama do doutorado inicie as aulas em 2016.

Viabilidade

O Programa de Pós-graduação em Fisioterapia da Udesc foi criado em 2011, quando foi aberto o curso de mestrado. Na avaliação do vice-coordenador do programa, o pouco tempo de existência não inviabiliza a criação do doutorado. A Capes exige, para abertura do doutorado, que o programa tenha conceito 4, mas há exceções.

A coordenação do programa de pós-graduação deve encaminhar o pedido de abertura do doutorado à Capes no início do segundo semestre, quando o órgão abre inscrições para esse tipo de demanda. A resposta sobre a autorização ou não para o doutorado deve sair até o fim do ano, segundo Ilha.

Recursos

Ilha explica ainda que o novo curso não demandaria investimentos em novas salas de aula, já que, como algumas disciplinas são comuns ao mestrado e o foco do doutorado é mais na pesquisa que nas aulas, poucas matérias seriam criadas. Além disso, a abertura do doutorado atrairia investimentos externos na forma de recursos de fomento e bolsas.

 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img