20.6 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Udesc e UFSC promovem seminário internacional Fazendo Gênero

spot_img

Udesc e UFSC promovem seminário internacional Fazendo Gênero

spot_imgspot_img

Evento contat com 4 mil inscritos e 100 palestrantes

A Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, promove a nona edição do Fazendo Gênero, que começa na segunda-feira (23) e termina no dia 26 de agosto. A iniciativa reúne em Florianópolis, a cada dois anos, pesquisadoras e pesquisadores do país e do exterior com publicações ligadas aos estudos de gênero e aos estudos feministas. Neste ano, foram mais de 4 mil inscrições vindas de todas as partes do Brasil, América Latina, África e Europa.

Esta edição discute a experiência contemporânea do permanente cruzamento de fronteiras. “Diásporas, Diversidades, Deslocamentos” é a temática que será abordada durante os quatro dias, entre mesas redondas, simpósios temáticos, conferências, exibição de filmes, mostra de fotografias, lançamento de livros, entre outros. E os números impressionam: são mais de 100 palestrantes, do Brasil, Estados Unidos, França, Portugal, Espanha e Japão.

A Conferência de abertura, desta segunda-feira, será proferida pela cineasta, poeta, compositora e escritora vietnamita Trinh T. Minh-ha. Radicada nos Estados Unidos, é professora no Departamento de Retórica da Universidade de Berkeley (EUA), e é conhecida por suas teorias na área de estudos feministas e pós-coloniais. Seu filme mais conhecido é Reassemblage, de 1982. A conferência começará às 19h30, no auditório central do Centro de Cultura e Eventos da UFSC.

Udesc – Pesquisadores do Laboratório de Relações de Gênero e Família (Labgef), da Udesc, participam da organização do Fazendo Gênero 9. A professora Silvia Maria Fávero Arend, atual coordenadora do laboratório, integra comissão organizadora geral do evento. Ela coordenará os trabalhos de uma mesa redonda intitulada ‘Memória, História e Subjetividades’.

A professora Gláucia de Oliveira Assis, coordenará as atividades da mesa redonda denominada Trânsitos Contemporâneos, Circularidades e Afetos e do simpósio temático ‘Diásporas, Deslocamentos e Reconstrução de Identidades no contexto das migrações internacionais no passado e no presente. A professora Cristiani Bereta da Silva coordenará o simpósio temático Gênero e Sexualidade nas Práticas Escolares e as atividades da mesa redonda intitulada Juventude, Trabalho e Educação.

Já a professora Carmem Suzana Tornquist coordenará as atividades da mesa redonda ‘Feminicídio: los males del cuerpo y los cuerpos del mal’ e integra a Comissão de Cultura. O professor Tito Sena e a professora Jimena Furlani coordenarão as atividades dos simpósios temáticos ‘Trajetórias e Experiências em Gênero e Diversidade na Escola’ e ‘Feminismos e Diversidade’.

No dia 25 de agosto, às 19 horas, será lançado, durante encontro, o livro organizado pela professora Marlene de Fáveri, denominado Prostituição em Áreas Urbanas: Histórias do Tempo Presente. A obra, produzida com o apoio do Laboratório de Relações de Gênero e Família, da Udesc, contém estudos sobre o tema da prostituição realizados pelas pesquisadoras Marlene de Fáveri, Cristiani Bereta da Silva, Gláucia de Oliveira Assis e Silvia Maria Fávero Arend e pelo aluno do Programa de Pós-Graduação em História, da Udesc, Adriano Denardi.

As professoras do Programa de Pós-Graduação em História, da Udesc, Maria Teresa Santos Cunha, Marcia Ramos de Oliveira e Mara Rúbia Sant’Anna-Müller e a docente do Departamento de História, Mariana Joffily, também participam da organização do Fazendo Gênero. As professoras coordenarão as atividades dos simpósios temáticos intitulados As Correspondências Femininas: das Escrituras Ordinárias às Escritas Profissionais, Gênero e Autoria Feminina, Discursos Construtores, Imagens, Identificações e Diversidades; Testemunho, Gênero e Memória do Passado Recente. Todas as atividades são abertas ao público. Programação completa no site: http://www.fazendogenero9.ufsc.br/programacao

Por Jornalista Valmor Pizzetti

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img