24.7 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

UFSC busca voluntários com diabetes para pesquisa com chá mate

spot_img

UFSC busca voluntários com diabetes para pesquisa com chá mate

spot_imgspot_img

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está buscando voluntários para uma nova pesquisa com a erva-mate tostada (chá mate). O estudo necessita de pessoas com diabetes melito tipo 2. Podem participar homens e mulheres com idade entre 18 e 70 anos. As informações são da Agecom.

O objetivo é avaliar se o consumo de erva-mate tostada, na forma de chá mate, apresenta redução da glicose e de marcadores inflamatórios no sangue e se melhora a pressão arterial.

“Será também avaliada a propriedade do chá mate em reduzir o colesterol no sangue, explica o professor Edson Luiz da Silva, do Departamento de Análises Clínicas, que há 10 anos estuda os princípios ativos dessa planta.

“Acreditamos que o chá mate pode diminuir a glicose sanguínea, a inflamação das artérias e a pressão arterial de indivíduos portadores de diabetes melito, complementa o coordenador do Laboratório de Pesquisa em Lipídeos, Antioxidantes Naturais e Aterosclerose.

Ele lembra que estudos anteriores realizados pela equipe que lidera já mostraram que a infusão de erva-mate verde (tipo chimarrão) ou chá mate tostado podem diminuir a glicemia, o colesterol e os radicais livres em indivíduos com colesterol elevado ou com diabetes.

Para a demonstração dos possíveis efeitos benéficos, os participantes devem colaborar para a ingestão de 330 mL de chá mate, três vezes ao dia, durante as principais refeições (independente do horário), durante 60 dias.

“É importante que o consumo do chá mate não seja interrompido por mais de dois dias seguidos. Além disso, o voluntário deve manter seus hábitos de vida regulares durante o período do estudo, como consumir o mesmo tipo de alimentação, manter a prática de exercícios físicos (se for o caso) e, principalmente, não iniciar medicamentos de uso crônico”, alerta o professor. Caso a pessoa esteja usando algum medicamento, a dose do mesmo não deve ser mudada durante o período do estudo.

A equipe precisa também da autorização dos voluntários para a coleta de 12 mL de sangue (três tubos), em jejum de 12-14 horas, no primeiro e trigésimo dia do início do estudo – chamado de período basal ou “controle”. Após este período os voluntários participantes iniciarão a ingestão do chá mate (o qual será fornecido pela equipe) e serão realizadas coletas após 30 e 60 dias, bem como a medida da pressão arterial e aferição do peso e da altura.

Esperamos que esse estudo traga benefícios, como o estímulo para que mais pessoas utilizem as propriedades benéficas da erva-mate, que poderá vir a ser utilizada como fitoterápico ou como alimento funcional”, destaca o professor.
 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img