20.6 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

UFSC divulga lista de aprovados no vestibular em Florianópolis

spot_img

UFSC divulga lista de aprovados no vestibular em Florianópolis

spot_imgspot_img

Fotos: Cláudia Reis/ Agecom

A Universidade Federal de Santa Catarina divulgou nesta segunda-feira (01/02) a lista dos aprovados no Vestibular UFSC/2010. A relação com a nominata completa está afixada nos ginásios 1 e 3 do Centro de Desportos, localizado no campus da Trindade, e foi disponibilizada no site www.vestibular2010.ufsc.br. As matrículas dos 5.310 aprovados serão feitas nos dias 18 e 19 de fevereiro, das 8h às 12h e das 14h às 18h, nos centros de ensino dos respectivos cursos onde os novos alunos vão estudar, e as aulas começam no dia 1º de março. A exceção é o curso de Engenharia de Materiais, onde as aulas dos calouros devem ter início na próxima semana e cujas matrículas terão de ser feitas nos dias 4 e 5 de fevereiro, quinta e sexta-feira.

A estudante Gabriela Guimarães Gonçalves, de Joinville, que optou pelo curso de Medicina, foi a primeira colocada no Vestibular 2010, alcançando a nota 90.51 sobre 100. Entre os 10 primeiros colocados, sete passaram para Medicina, um para Relações Internacionais, um para Arquitetura e um para Direito diurno. Cinco deles são de Florianópolis, e os demais vêm de Joinville, Chapecó, Imbituba, Curitiba e Apucarana (PR). Esses candidatos que tiveram desempenho especial receberão um diploma no dia da recepção dos calouros, em março, desde que se matriculem na UFSC.

Das 6.021 vagas oferecidas, 5.308 (88,2%) foram ocupadas e 713 (11,8%) não foram preenchidas por não terem atendido pelo menos um dos cinco requisitos mínimos exigidos pela instituição (entre eles, fazer ao menos 24 pontos nas questões objetivas, atingir 40% da nota da Redação e acertar pelo menos 20% das questões discursivas). O número total de 5.310 foi atingido graças às duas vagas suplementares dadas aos indígenas, pelo sistema de cotas.

Dos aprovados, 768 tiveram as notas do Novo Exame Nacional do Ensino Médio (Novo Enem) descartadas, para não rebaixar sua média. De acordo com o presidente da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve), Julio Szeremeta, “o vestibular foi muito tranquilo e nenhuma das 496 alternativas das provas, que incluíram 80 questões, foi anulada”. A equipe da Coperve trabalhou durante todo o fim de semana para poder disponibilizar a lista dos aprovados nesta segunda-feira. Do total de vagas, 1.040 contemplaram os novos campi de Joinville (400, em dois semestres), Curitibanos (360) e Araranguá (280).

Realizado entre os dias 19 e 21 de dezembro, em 13 cidades catarinenses, o Vestibular UFSC 2010 teve 32.559 inscritos e ofereceu vagas em mais de 80 cursos e habilitações. No vestibular anterior, o número de candidatos foi de 30.854, para 4.581 vagas. E, na comparação com 2008, houve um incremento de 31,4% na quantidade de vagas, o que se explica pela criação dos campi de Joinville, Curitibanos e Araranguá, além de novos cursos na Capital. Medicina foi o curso mais concorrido, com 59,81 candidatos por vaga.

Festa no campus
Bárbara Beatriz do Espírito Santo, de 18 anos, realizou as provas para o curso de Arquitetura e Urbanismo e conseguiu uma das vagas. “Eu achava que agora passaria. Já havia feito as provas em 2008, para a UFSC, mas só consegui passar para uma faculdade particular, que estava cursando”. A caloura foi uma das candidatas que optaram por utilizar o resultado da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como 20% da nota total do Vestibular da UFSC. “Nem sei se fui bem no Enem”, completa.

Já Gabriel Troina Maraslis, de 19 anos, acredita que não obteve boa colocação no Enem, mas passou no curso de Engenharia Sanitária e Ambiental. Ele deve fazer parte do grupo de alunos que optou por considerar o Enem mas, caso a nota do exame não lhe favorecesse na classificação da UFSC, acabava sendo desconsiderada. “Em 2008 eu não havia estudado, mas ano passado me esforcei bastante”, assegurou. Junto com seus amigos, ele comemorava num dos ginásios do Centro de Desportos da UFSC.

Telma Rosa, mãe de Marta Gerda Aragon Rosa, de 18 anos, se mostrava radiante com a conquista da filha, que passou em Ciências Sociais. Marta considerou que as provas do último concurso estavam mais difíceis. “Ela estava tão concentrada em estudar que perdeu a inscrição do Enem”, revela a mãe. Orgulhosa, Telma conta que agora tem seus dois filhos na UFSC. “O mais velho já cursa Computação”.

Os 10 primeiros colocados
1 – Gabriela Guimarães Gonçalves – Medicina – Joinville
2 – Anderson Luiz Tacca – Medicina – Chapecó
3 – Camila de Oliveira Macedo – Relações Internacionais – Florianópolis
4 – Pedro Henrique Veras Ayres da Silva – Medicina – Curitiba
5 – Rafael Bertoldi Pescador – Direito diurno – Florianópolis
6 – Leonardo Albino Medeiros – Medicina – Florianópolis
7 – Leandro Bellina de Bittencourt – Medicina – Imbituba
8 – Gustavo David Ludwig – Medicina – Florianópolis
9 – Camila Cristina Valério – Medicina – Apucarana
10 – Bruno Wiethorn Rinaldi – Arquitetura – Florianópolis

Dados do Vestibular 2010
– Inscritos: 32.559 candidatos
– Vagas oferecidas: 6.021
– Vagas preenchidas: 5.310
– Cursos e habilitações: 82
– Programa de Ações Afirmativas: 76,7% não-optantes; 20,8% optaram por escola pública; 2,5% por cota de negros
– Candidatos por sexo: 53,2% são do sexo feminino e 46,8% do masculino
– Aprovados por sexo: 53,4% do sexo masculino e 46,6% do feminino
– Aplicação das provas ocorreu em 13 cidades, divididas em 51 locais (34 na Grande Florianópolis e 17 em outras cidades)

Novos cursos
Em relação ao Vestibular 2009, os novos cursos oferecidos pela UFSC são:
– Fonoaudiologia (Florianópolis)
– Engenharia Eletrônica (Florianópolis)
– Arquivologia (Florianópolis)
– Geologia (Florianópolis)
– Antropologia (Florianópolis)
– Licenciatura em Ciências Biológicas – Noturno (Florianópolis)
– Museologia (Florianópolis)
– Engenharia da Mobilidade (Joinville)
– Ciências Rurais (Curitibanos)
– Tecnologias da Informação e da Comunicação – Diurno (Araranguá)
– Tecnologias da Informação e da Comunicação – Noturno (Araranguá)
– Engenharia de Energia (Araranguá)

Por Paulo Clóvis Schmitz e Cláudia Schaun Reis / Jornalistas na Agecom

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img