18.1 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

UFSC estabelece parceria com universidade marroquina

spot_img

UFSC estabelece parceria com universidade marroquina

spot_imgspot_img

Um convênio entre a Universidade Hassan II e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi assinado durante visita oficial da reitora Roselane Neckel ao Marrocos. O acordo prevê a possibilidade, a partir de 2013, de intercâmbio anual de pelo menos dez alunos – cinco de cada instituição -, além de parcerias entre professores e servidores técnico-administrativos em áreas como Matemática, Física, Medicina, Farmácia, Agricultura, Letras e Ciências Humanas. Além disso, foram estabelecidos contatos que abrem perspectivas de cooperação em áreas tecnológicas. A comitiva ao país africano foi integrada pela reitora e pelos secretários de Relações Internacionais Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho e André Ramos.

Os gestores participaram, entre os dias 11 e 15 de fevereiro, de uma série de atividades, incluindo palestras e reuniões com o reitor Jaafar Naciri, pesquisadores e dirigentes da instituição marroquina. “Nossa equipe foi recebida por um grupo de docentes e estudantes que realizam projetos sociais de pesquisa ou extensão”, conta André Ramos, secretário adjunto de Relações Internacionais da UFSC. A comitiva conheceu atividades como o “Clube Ciência Cidadã”, coordenado pela professora Afaf Mikou, que em 2011 ganhou o prêmio internacional “Purkwa”, concebido pelo Dr. Georges Charpak, vencedor do Nobel de Física em 1992, e oferecido pela Academia de Ciências da França. O projeto promove a popularização da ciência junto a comunidades rurais do Marrocos e já atingiu mais de dez mil crianças.

“Eu me emocionei muito nestas visitas. É muito bom ver que existem pessoas na universidade que pensam na população simples e excluída”, disse Roselane Neckel. Realizações como essas se aproximam do projeto “Imagine”, de solidariedade internacional, que visa à inclusão científica e ao intercâmbio cultural. Concebido pelo professor André Ramos, a iniciativa pretende levar conhecimentos elementares de ciência e demonstrações artísticas a comunidades de diferentes países parceiros onde haja difícil acesso à educação fundamental e à informação científica.

Os representantes da UFSC foram recebidos, ainda, pelo embaixador do Brasil Frederico Salomão Duque Estrada Meyer. Segundo Pinheiro Machado, o embaixador “considerou importante a iniciativa de buscar essa aproximação, pois trata-se de um país estratégico, que oferece condições únicas para o estreitamento das relações do Brasil com o norte da África”. Durante o encontro, o ” Imagine” foi apresentado formalmente à Embaixada. A professora Roselane Neckel aproveitou para reafirmar a importância do apoio do Itamaraty para futuras ações da UFSC no Marrocos.

A comitiva catarinense conheceu um projeto de Agricultura Urbana desenvolvido na região periférica de Casablanca e o professor Pinheiro Machado, secretário de Relações Internacionais, apresentou aos pesquisadores marroquinos um panorama dos projetos de agroecologia desenvolvidos na UFSC e em Santa Catarina. Desse encontro participou Aziz Bensalah, coordenador da Rede Nacional para a Promoção e a Difusão da Cultura Científica e Técnica, que faz parte do Centre National pour la Recherche Scientifique et Technique (CNRST), o equivalente ao CNPq no Brasil.

Em 2013, no campus de Florianópolis, deve acontecer uma jornada sobre o Marrocos, para a qual toda a comunidade universitária será convidada, bem como autoridades e pesquisadores da Universidade Hassan II. “Com isto, esperamos estreitar ainda mais os laços e as relações institucionais”, destaca André Ramos.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img