17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

UFSC fica em 8º lugar entre universidades brasileiras em ranking da revista Nature

spot_img

UFSC fica em 8º lugar entre universidades brasileiras em ranking da revista Nature

spot_imgspot_img

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) classificou-se na 8ª posição entre as universidades brasileiras e na 5ª entre as federais no Nature Global Index, divulgado no dia 18 de junho pela revista "Nature". As informações são da Agência de Notícias da UFSC (Agecom).

No levantamento, é atribuído um ponto a cada país ou instituição se um ou mais autores de um artigo de pesquisa são daquela instituição ou país, independentemente de quantos coautores são de outras instituições ou países. Considerando-se a América do Sul, a Universidade ficou na 20ª posição no critério.

O ranking Nature avalia publicações em cerca de 70 periódicos considerados de impacto mundial nas áreas de Terra e Meio Ambiente, Ciências Biológicas, Física e Química, conforme três indicadores diferentes. Os outros dois, além do AC, são:

– Fractional Count-FC (contagem fracionada), que leva em conta a porcentagem de autores que são daquela instituição ou país e o número de instituições afiliadas em cada artigo. Para calcular o FC, considera-se que todos os autores colaboraram igualmente para o artigo e o FC combinado máximo para qualquer artigo é 1. Neste indicador, a UFSC ficou em 9º entre as universidades brasileiras, 6º entre as federais e 18º entre as sul-americanas.

–  Weighted fractional count-WFC  (contagem fracionada ponderada), que utiliza uma ponderação para retirar peso dos artigos de Astronomia e Astrofísica na base de dados considerada. Isso é feito porque o número dessas publicações é muito maior que o de qualquer outro campo das Ciências Naturais. O número, então, é obtido multiplicando-se a conta fracional de artigos nesses veículos por 0,2. Esse peso menor é a proporção aproximada do nível em que Astronomia e Astrofísica são mais representadas. Esse critério coloca a UFSC como a 11ª universidade brasileira, 8ª federal e 21ª sul-americana.

Na área de Química, a UFSC obteve colocações mais altas. De acordo com o critério AC, ficou em 4º no Brasil, 2º entre as federais e 8º na América do Sul. Nas pontuações FC e WFC, ficou como 5ª das brasileiras, 3ª das federais e 7ª das sul-americanas.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img