UFSC sedia encontro sobre teoria social, educação, ontologia e realismo crítico

EventosUFSC sedia encontro sobre teoria social, educação, ontologia e realismo crítico

Casa dos Açores Museu Etnográfico, em Biguaçu, fecha para reforma estrutural e deve reabrir no primeiro semestre de 2027

Casarão administrado pela FCC fecha a partir desta quarta (4) para obras elétricas, hidráulicas, de telhado e de acessibilidade; oficinas e pesquisa seguem no espaço.

Festival Tambores do Axé leva “Uma Noite de Magia” a Biguaçu no dia 14 de novembro e abre o centenário de Mãe Hilca D’Iansã

Edição do festival reúne sete atrações no Centro de Eventos Fenix, sábado (14), às 21h, com arrecadação de alimentos para a Escola Pan-Africana Olodum Sul.

Villa Francioni abre a série Uvas e Vinhedos, que estreia nesta quarta-feira no canal Modo Viagem, da Globoplay

Vinícola pioneira em vinhos de altitude em Santa Catarina está entre as apresentadas pelo programa, que estreia às 20h30 desta quarta (4) no canal Modo Viagem.

Parque do Morro da Cruz ganha plano de manejo, com nove zonas e quase metade da área fechada à visitação

O Parque do Morro da Cruz, em Florianópolis, ganhou plano de manejo: nove zonas, 49,45% da área sem visitação e regras para o entorno. Veja o que muda.

Compartilhe

O Primeiro Encontro sobre Teoria Social, Educação, Ontologia e Realismo Crítico será realizado nos dias 28, 29 e 30 de julho de 2009, no Auditório da Reitoria, tendo como objetivo ampliar e estimular a discussão sobre Ontologia e Realismo Crítico e contribuir para os debates sobre as diferentes vertentes do pensamento social, em especial, o educacional, e as questões relativas ao ceticismo epistemológico e o relativismo ontológico pós-modernos manifestos nas diversas áreas de conhecimento.

O Encontro é organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Ontologia Crítica (GEPOC), do Centro de Ciências da Educação (CED), e promovido pelos Programas de Pós-Graduação em Educação, juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UFSC (CHF) com o apoio de outros programas de pós-graduação e Núcleos e Laboratórios da universidade e de outras instituições.

A proposta do I Encontro sobre Teoria Social, Educação, Ontologia e Realismo Crítico encontra-se no marco da XII Conferência Anual da Associação Internacional para o Realismo Crítico – Realismo e Emancipação Humana: Outro Mundo é Possível? Essa Conferência está sendo organizada pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e pela Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense, Niterói/RJ, e será realizada de 23 a 25 de julho de 2009

Inscrições gratuitas em: www.gepoc.ced.ufsc.br
Vagas limitadas

Presença destacadas de: Nicolas Tertulian (Ehess/Paris), Alex Callinicos (King´s College London), Newton Duarte (Unesp/(UNESP/Araraquara), Moishe Postone (University of Chicago), Roy Bhaskar(University of London, Institute of Education), Alan Norrie (King`s College London, School of Law)e Mario Duayer ( Departamento de Economia/UFF).

Programação

Terça-feira – Dia 28 de julho
8h: Credenciamento e entrega do material
8h30min: abertura

Conferência I
9h
Realismo Crítico e emancipação humana
Roy Bhaskar (University of London, Institute of Education)

Conferência II
14h
Critica, especificidade histórica e Reflexão Teórica. Moishe Postone (University of Chicago),

Quarta-feira – Dia 29 de julho
Conferência III
9h
Dialética e diferenças: Realismo Crítico Dialético e as Bases da Justiça. Alan Norrie (King`s College London, School of Law).

14h
Conferência IV
Os limites do Marxismo e do Realismo Crítico. Alex Callinicos (King`s College London, European Studies).

Quinta-feira – Dia 30 de Julho
9h
Conferência V
Sobre o método ontológico-genético em filosofia. Nicolas Tertulian (EHESS, Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais/Paris).

14h
Conferência VI (encerramento)
Ciência, Educação e Ontologia. Mario Duayer (Universidade Federal Fluminense, Departamento de Economia) e Newton Duarte (UNESP/Araraquara).

Por Alita Diana/jornalista da Agecom