24.3 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Unidade pública de saúde em Floripa oferece sessões de Reiki aos pacientes

spot_img

Unidade pública de saúde em Floripa oferece sessões de Reiki aos pacientes

spot_imgspot_img

A unidade municipal de saúde do Rio Tavares, em Florianópolis, complementa o tratamento médico com sessões de Reiki. A terapia é oferecida nas manhãs de quinta-feira, das 9h às 11h30 pela voluntária Deborah Terra Vasques há mais de cinco anos. Ela conta que é paciente da unidade de saúde há pelo menos 20 anos e decidiu realizar o trabalho voluntário na unidade para complementar o tratamento médico dos pacientes. “O Reiki equilibra a energia, a imunidade e todos os sistemas do corpo. É uma terapia simples realizada através da energia das mãos”, explica Deborah.

A prática do Reiki foi criada em 1922 pelo monge budista japonês Mikao Usui, fundamentando-se na crença quanto à existência da energia vital universal, simbolizada em japonês por “ki” e manipulável através da imposição de mãos. O Reiki é uma técnica de relaxamento do corpo e da mente que, segundo seus adeptos, também promove a cura. Baseia-se na ideia de que uma “energia da força vital” não conhecida flui através de nós.Desta forma, os adeptos do Reiki consideram que a energia vital possa ser canalizada através da imposição de mãos realizada sobre determinada pessoa.

Outras alternativas

Além do reiki, a unidade de saúde do Rio Tavares oferece às quartas-feiras atendimento de auriculoterapia, técnicas de respiração, qi gong e arte terapia. O secretário da Saúde, Carlos Alberto Justo da Silva, reforça que as práticas integrativas ampliam o conceito e fortalecem a construção coletiva do cuidado em saúde, por isso, merecem espaço na rede pública.

Florianópolis é referência em Práticas Integrativas e Complementares de Saúde, das 49 unidades de saúde do município, 90% delas oferecem alguma prática, como acupuntura, yoga, auriculoterapia.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img