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quinta-feira, abril 25, 2024
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Univali apresenta dados preliminares do estudo sobre a demanda turística em Santa Catarina

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Univali apresenta dados preliminares do estudo sobre a demanda turística em Santa Catarina

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Pesquisa indica o crescimento do turismo no interior

Os primeiros dados do estudo sobre a demanda turística em Santa Catarina, executado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) em parceria com o Instituto Federal Catarinense (IFC), relevam um crescimento do turismo no interior nos meses de dezembro de 2021 e janeiro de 2022.

As primeiras informações apresentadas pelo estudo indicam que um terço dos catarinenses pretendiam viajar dentro da sua própria região turística durante as férias de verão. “Historicamente a maioria dos turistas vêm ao litoral nos meses de verão e a pesquisa mostra que esse perfil está mudando. A pandemia incentivou a busca por regiões sem grandes aglomerações e a segurança do local foi uma das principais motivações dos catarinenses na hora de escolher o destino”, explica o professor responsável pela pesquisa, Francisco Antônio dos Anjos.

A pesquisa mostrou que 40% dos catarinenses que pretendiam viajar iriam se hospedar em hotéis, 20% em aplicativos de locação e 15% na casa de familiares. O estudo revela também a influência das redes sociais na decisão do destino e que apenas 15% dos participantes viajariam para o exterior. “O que podemos concluir nesta primeira etapa é a crescente interiorização do turismo e uma grande preocupação do turista com a segurança sanitária do destino. Com o apoio de pesquisadores de instituições parcerias teremos dados que irão direcionar as políticas públicas para o setor de turismo, qualificando, quantificando e traçando o perfil dos visitantes”, complementa o professor.

A pesquisa é financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e pela Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur).

Os dados apresentados nesta primeira fase são relacionados aos turistas catarinenses e foram coletados via internet. Entretanto, o diagnóstico abrange 13 regiões turísticas do estado e conta também com o uso de 200 beacons espalhados em diversos destinos e atrativos. O trabalho segue até agosto de 2022 e inclui ainda o monitoramento de telefonia móvel. 

“Pela primeira vez na história a Santur faz uma pesquisa que contemple todas as regiões turísticas do estado, com tecnologia inovadora para a coleta de dados. Esse é mais um passo para nos ajudar na tomada de decisões em benefício do setor. Essas informações irão traçar um panorama do turismo em Santa Catarina”, destaca o presidente da Santur, Renê Meneses.

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