23.1 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Vacina da febre amarela está disponível em todas as unidades de saúde de Florianópolis

spot_img

Vacina da febre amarela está disponível em todas as unidades de saúde de Florianópolis

spot_imgspot_img

Todas as unidades de saúde de Florianópolis estão disponibilizando a vacina contra a febre amarela para toda a população entre os 9 meses até 59 anos de idade, sem vacinação prévia, sendo incorporada ao calendário básico de vacinação em todos os Centros de Saúde.

Florianópolis e região continuam sem registro de febre amarela tanto em macacos (que são os primeiros a adoecer) quanto em humanos, mas devido à recomendação do Ministério da Saúde, todos os municípios brasileiros passaram ofertar a vacina em 2019. Esta medida é preventiva e tem como objetivo antecipar a proteção contra a doença para toda população caso ocorra aumento na área de circulação do vírus.

Historicamente, a doença é endêmica na região Amazônica, Centro-Oeste e Estado do Maranhão. Entretanto, na última década, foi observada expansão da circulação viral no País, atingido Minas Gerais, sul da Bahia, São Paulo e Rio Grande do Sul.

A vacina não deve ser aplicada em crianças menos de 6 meses de idade, histórico de reação anafilática a ovo de galinha e seus derivados, ou outras substâncias presentes na vacina, como gelatina, eritromicina e canamicina.  A vacina também é contraindicada em caso de imunodepressão transitória ou permanente, induzida por doenças (neoplasias, AIDS e infecção pelo HIV com comprometimento da imunidade – CD4).

Gestantes, pessoas acima de 60 anos e mulheres amamentando crianças menores de 6 meses deverão ser vacinados somente forem se deslocar para área com transmissão ativa da doença. Nos casos de mulheres amamentando, a amamentação deve ser suspensa por 10 dias a partir da aplicação da vacina.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img