19 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Vacina contra a Pólio já está nos Centros de Saúde de Florianópolis

spot_img

Vacina contra a Pólio já está nos Centros de Saúde de Florianópolis

spot_imgspot_img

Florianópolis tem sido destaque nacional em termos de cobertura

Os Centros de Saúde da capital já estão disponibilizando a vacina contra a Poliomielite. A campanha tem previsão de encerrar no dia 20 de agosto, até lá mais de 24 mil crianças de 0 a 5 anos de idade deverão ser imunizadas. No próximo sábado todas as unidades estarão abertas das oito às 17 horas para esta atividade. Além disso, a Secretaria da Saúde do município colocará 80 postos volantes a disposição da população.

Em 1989 foi registrado no país o último caso da doença e em 1994 o Brasil obteve o certificado internacional de erradicação da transmissão autóctone do poliovírus selvagem. No entanto, ainda há risco de reintrodução do poliovírus selvagem no Brasil devido à importação de casos provenientes de países endêmicos ou pela ocorrência de surtos devido à circulação do poliovírus derivado vacinal (PVDV) em áreas de baixas coberturas vacinais com a vacina oral contra a poliomielite (VOP).

O objetivo dos dias nacionais de vacinação contra a poliomielite é vacinar, em cada etapa da campanha, 95% dos menores de cinco anos, de forma a contribuir efetivamente para evitar a reintrodução do poliovírus e manter o Brasil na condição de país certificado internacionalmente para a erradicação da poliomielite, estabelecendo proteção coletiva e a disseminação do vírus vacinal no meio ambiente.

Os dias nacionais de vacinação promovem também a sensibilização da sociedade para uma ação preventiva e de promoção da saúde; representando iniciativas que consolidam os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde – SUS, vez que seu propósito é alcançar cada criança em todos os cantos do País.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img